A iniciativa, que integra VII Maratona de Poesia de Setúbal, programa com 15 horas de atividades literárias realizadas ao longo do dia em vários espaços e equipamentos culturais da cidade, foi conduzida pela escritora Teresa Marques e pela ilustradora Fátima Afonso.

Teresa é professora de Matemática e Fátima na área das Artes. Não se conheciam, até há cerca de três anos quando uma amiga, que sabia das atividades de ambas na área da poesia e da ilustração, pensou que poderiam trabalhar em conjunto e as apresentou através da internet.

“Começámos a trocar e-mails e a Fátima enviou-me uma ilustração de uma fada. Era uma imagem linda que mexeu comigo e inspirou-me a contar uma história. E foi assim que nasceu este livro”, conta Teresa Marques.

Com texto de Teresa Marques e ilustrações de Fátima Afonso, o livro infantil “Sonho com Asas” ficou pronto e só faltava mesmo ser publicado. Foi então que concorreram ao Prémio Internacional Compostela para Álbuns Ilustrados, da editora Kalandraka, e conseguiram uma Menção Honrosa, entre 255 trabalhos oriundos de 25 países, que lhes valeu a publicação da obra.

As crianças ouvem com atenção a história que deu origem ao livro e curiosas começam a fazer perguntas.

“É muito difícil desenhar à mão?” À pergunta vinda da assistência, Fátima Afonso responde que sim, mas assegura que, “com treino, muito trabalho e persistência, tudo se consegue”.

A ilustradora confessa que, apesar de gostar muito de ser professora, desenhar é o que adora mesmo fazer, paixão que já deu origem à ilustração de mais de vinte livros.

Quanto a Teresa Marques, as crianças querem saber o que a inspira a escrever, uma questão de resposta abrangente. “No caso deste livro, inspirou-me a imagem que a Fátima me enviou, mas podia ser um acontecimento triste ou alegre, o amor, ou qualquer outra coisa que resulte da minha observação do mundo. Há muita coisa que pode originar uma história.”

“Sonho com Asas” é uma narrativa poética cuja protagonista, transportada pelo sonho com asas, inicia uma viagem até onde só o desejo e a vontade conseguem levar.

Trata-se de uma metáfora que incita o leitor a viver os próprios sonhos para não correr o risco de ficar para sempre na expectativa.

A VII Maratona da Poesia de Setúbal, de participação gratuita, está a promover desde a manhã diversas atividades, num programa organizado pela Câmara Municipal de Setúbal com o apoio da Casa da Poesia de Setúbal, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Poesia.

O programa prossegue às 17h30, nas arcadas dos Paços do Concelho, com uma leitura de poemas por membros da Câmara, da Assembleia Municipal e das juntas de freguesia e por elementos da Casa de Poesia de Setúbal. Esta iniciativa conta com a atuação do Coro Feminino TuttiEncantus.

A VII Maratona da Poesia de Setúbal inclui, às 21h00, na Biblioteca Municipal, a declamação de “Poemas que deram origem a canções”, por Célia David, do TAS, a que se segue a leitura de poemas por elementos da Casa da Poesia, um recital de poesia pelo músico António Manuel Ribeiro e um concerto de fado por Susana Martins, acompanhada de Jorge Pimentel, na guitarra, e Albano Almeida, na viola. Perto da meia-noite, Manuel Guerra promove novo momento musical.