A Marcha da Felicidade nasce da iniciativa do presidente da Associação de Estudantes da Escola Lima de Freitas, no âmbito do projeto Jovens Impulsionadores, coordenado pela SEIES – Sociedade de Estudos e Intervenção em Engenharia Social.

“O objetivo é comemorar os direitos universais à liberdade de expressão, ao repouso, ao lazer, ao trabalho e à igualdade. É uma marcha pela felicidade, uma reflexão sobre como a nossa vida em Setúbal pode ser mais feliz”, salienta Ana Morgado, da SEIES.

A Marcha da Felicidade parte às 11h00 da placa central da Avenida Luísa Todi, em frente do edifício do antigo Governo Civil, segue em direção à Rua da Alfândega e ao Largo da Misericórdia e termina na Praça de Bocage, local onde estão previstas intervenções de jovens sobre os direitos universais e alguns apontamentos culturais.

A iniciativa junta cerca de duas centenas de jovens do 9.º ao 12.º anos das escolas secundárias de Bocage, Lima de Freitas, D. Manuel Martins, D. João II e Sebastião da Gama, que integram o projeto Jovens Impulsionadores.

Aderiram também à marcha, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal, a Rede Europeia Anti-Pobreza – Portugal e a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Setúbal, além de vários grupos informais de jovens.

Jovens Impulsionadores é um projeto coordenado pela SEIES, em parceria com várias escolas secundárias de Setúbal, Palmela e Sesimbra, com o objetivo de criar condições para a implementação de estratégias locais para o trabalho com jovens e, assim, aumentar a participação cívica dos mesmos.