O evento de encerramento do concurso organizado pela Câmara Municipal de Setúbal, com os apoios da Europrol e da Aplaudir, distinguiu o Grupo Desportivo Independente como vencedor desta edição, que recebeu ainda os prémios de melhores coreografia, cenografia, figurino, desfile e madrinha.

O segundo lugar do concurso das Marchas Populares de Setúbal 2018 foi atribuído à Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense, que arrecadou também o prémio de melhor música.

O Núcleo Bicross de Setúbal, vencedor da edição anterior, ficou na terceira posição, seguido do Grupo Desportivo Setubalense Os 13, no quarto posto. A União Desportiva e Recreativa das Pontes, no quinto lugar, venceu o restante prémio em disputa, de melhor letra.

Nas derradeiras posições do concurso ficaram o Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau, em sexto, e a Cooperativa de Habitação e Construção Económica Bem-Vinda a Liberdade, em sétimo.

Todas as coletividades receberam os prémios de classificação e, nalguns casos, os de especialidade, momentos em que as respetivas madrinhas atuaram para a plateia do Fórum Municipal Luísa Todi.

Ao fim de duas horas, numa apoteose final, todas as madrinhas subiram ao palco para cantarem a Grande Marcha “Setúbal, Terra de Vinhos”, com um cavalinho a acompanhar.

Os autores da letra, Dina Barco, e música, José Condinho, também foram premiados, assim como as marchas infantis que participaram extraconcurso nos desfiles realizados na Avenida Luísa Todi e na Praça de Touros Carlos Relvas.

Um dos momentos altos da gala de entrega de prémios, a qual se iniciou com um vídeo que recordou esta edição, foi a passagem de testemunho de Sara Margarida a Joana Lança como madrinha das madrinhas.

A presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, considera que “todos estão de parabéns” por transformarem as marchas na “grande festa popular”, com “três noites de espetáculo de grande qualidade” e de “convívio e alegria”.