Os participantes no concurso são a ACTAS – Academia Cultural de Teatro e Artes de Setúbal, com o tema “Duas vidas num só fado”, o Núcleo de Amigos do Bairro Santos Nicolau, com “Há festa no Bairro Santos”, a Cooperativa de Habitação e Construção Económica “Bem-Vinda a Liberdade”, com “É dia de feira na cidade”, e o Grupo Desportivo Setubalense “Os 13”, com “Entre mares de crença e redes de dor, vive a varina e o seu pescador”.

A Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense apresenta “Arraial de S. João nas Noites de Azeitão”, enquanto o Centro Cultural e Desportivo de Brejos de Azeitão desfila com “Entre bolinhas de sabão, a bonita lavadeira entregou o seu coração”. Já a União Desportiva e Recreativa das Pontes mostra “Setúbal princesa um tesouro da natureza”.

“Rainha sardinha, rei carapau” é o tema do Grupo Desportivo Independente, enquanto “Cada cor seu paladar” é mostrado pelo Núcleo Bicross de Setúbal.

O desfile de dia 13 na Avenida Luísa Todi conta, extraconcurso, com as participações da APPACDM de Setúbal, com o tema “Marés e marinheiros”, e de uma marcha infantil da ACTAS, com “Já sabem que eu estou aqui?”

“Isto é Setúbal”, com letra de Idalino Batista e música de Artur Jordão é o tema da Grande Marcha de Setúbal deste ano, interpretada por Inês Pereira, Madrinha das Madrinhas.

A edição de 2015 das Marchas Populares, uma organização da Câmara Municipal, com os apoios da Aplaudir e da Europrol, está orçada em 90 mil euros, cabendo a cada coletividade 10 mil.