O Grupo Desportivo Setubalense “Os 13”, o Núcleo Recreativo e Desportivo Ídolos da Praça, o Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau, a Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense e a União Desportiva e Recreativa das Pontes – primeiro, segundo, quarto, sétimo e oitavo classificados em 2011, respetivamente – são as coletividades com entrada direta no concurso que se inscreveram para a edição deste ano.

De acordo com o regulamento municipal do Concurso de Marchas Populares de Setúbal, no caso de mais de dez coletividades inscritas, “têm entrada direta as oito coletividades mais bem classificadas no ano anterior”.

O documento que regulamenta a iniciativa promovida pela Câmara Municipal estipula ainda que “as restantes vagas serão ocupadas por sorteio de entre todas as restantes inscrições, incluindo as desclassificadas”.

Desta forma, no seguimento do sorteio realizado dia 2, foram apuradas a União Futebol Comércio Indústria, o Centro Cultural e Desportivo de Brejos de Azeitão, o Núcleo de Bicross de Setúbal, a Associação de Moradores do Bairro da Anunciada e o Grupo Desportivo Independente.

Excluído no sorteio ficou o Grupo Desportivo da Fonte Nova. Já o Clube Recreativo Palhavã ficou fora do sorteio por não ter entregado o relatório de contas das Marchas Populares de 2011, como impõe o regulamento municipal do concurso.

Extraconcurso, as Marchas Populares 2012, que se realizam em junho, contam, como é habitual, com a participação dos marchantes da APPACDM.

Em fase de inscrições está o concurso para a Grande Marcha de Setúbal 2012, aberto a compositores musicais e letristas nacionais. Os trabalhos concorrentes devem ser entregues até 31 de março, na Divisão de Cultura da Autarquia, na Praça do Brasil.