Nuno Guerreiro, “que adotou recentemente Setúbal para viver, é uma referência nacional de enorme prestígio artístico, com um percurso e uma carreira que dispensam apresentações”, destacou o vereador da Cultura da Câmara Municipal, Pedro Pina, na manhã de dia 28, na Casa da Cultura, na apresentação do evento.

O músico e cantor, que ganhou notoriedade com o projeto Ala dos Namorados, agora com incursões a solo, confessou que ficou “assustado com o convite”. Ainda assim, aceitou-o “com grande prazer”, apesar de estar “um pouco nervoso” com a responsabilidade, sobretudo se tiver de intervir em caso de empate.

O artista, orgulhoso por presidir ao júri do concurso, afirmou que está a ser agradável viver em Setúbal, onde chegou há dois anos e meio. “Apaixonei-me pela cidade e tenho assistido à sua grande transformação”, enalteceu, para vincar o particular entusiasmo pelas praias e pela serra.

Nuno Guerreiro preside ao júri do concurso, do qual fazem ainda parte Ricardo Cristas, em cenografia, Diana Vieira, coreografia, Rita Melo, figurino, Ester Correia, letra, e António Laertes, música, conjunto que avalia as coletividades a concurso em desfiles nos dias 15 e 16, às 22h00, pagos, na Praça de Touros Carlos Relvas.

No fim de semana anterior, no dia 9, às 21h30, Setúbal mobiliza-se para receber e conhecer as sete coletividades a concurso, que se apresentam à cidade no tradicional desfile na Avenida Luísa Todi, no qual participam também cinco marchas extraconcurso. A entrada neste evento é gratuita.

Participam nas Marchas Populares de Setúbal 2018 o Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau, com o tema “Venham aqui comprar e no Bairro Santos marchar”, e a Cooperativa de Habitação e Construção Bem-Vinda a Liberdade, com “Mercado do Livramento, a Cidade em Movimento”.

A União Desportiva e Recreativa das Pontes desfila inspirada em “Tantas Partidas, Tantas Chegadas”, a Sociedade Musical Perpétua Azeitonense escolheu “Amar o Mar”, enquanto o Grupo Desportivo Independente sai à rua com “Rufam tambores e siga a marcha”.

As Marchas Populares de Setúbal 2018 contam ainda com as participações do Núcleo Bicross de Setúbal, este ano a desfilar com o tema “Vem deste rio a riqueza que ostentamos”, e do Grupo Desportivo Setubalense Os 13, que traz “Fama de Marinheiro dá namoro em noite de tradição”.

Como é habitual, todas as coletividades a concurso, bem como a madrinha das madrinhas, que este ano é Sara Margarida, têm de cantar a Grande Marcha de Setúbal, intitulada “Setúbal, Terra de Vinhos”, com letra de Dina Barco e música de José Condinho.

“Este é um evento genuíno da cultura popular portuguesa”, destacou José Condinho, envolvido pelo terceiro ano consecutivo nas Marchas Populares de Setúbal e que, igualmente com Dina Barco, conseguiu uma “dobradinha”, ao vencer também o concurso para a Grande Marcha de Lisboa.

Os desfiles contam ainda com as participações especiais, extraconcurso, da marcha da APPACDM de Setúbal, com “Vamos celebrar a Natureza”, e da marcha infantil da União Desportiva e Recreativa das Pontes, que apresenta “As Maravilhas da Terra e do Mar ‘Bichinho do Rio e do Mar”.

Igualmente extraconcurso, apresentam-se as marchas infantis da Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense, com tema inspirado em “Flores da Serra”, do Grupo Desportivo Independente, com “Rainha Sardinha, Rei Carapau”, e do Núcleo Bicross de Setúbal, com “Ora vejam lá… as crianças no arraial popular”.

As Marchas Populares de Setúbal “exaltam a cidade e constituem o grande evento da cultura popular setubalense, que dá mais brilho à Avenida Luída Todi e à Praça de Touros Carlos Relvas”, salientou o vereador Pedro Pina, antevendo noites de “grande festa e de comunhão” entre todos. 

Os vinhos setubalenses são celebrados na edição deste ano do certame organizado pela Câmara Municipal de Setúbal com os apoios da Europrol e da Aplaudir, “um tema particularmente interessante” que inspira o evento, uma “consagração daquilo que é mais tradicional em Setúbal”, apontou o autarca.

Pedro Pina indicou ainda que as Marchas Populares de Setúbal “têm tido a capacidade de se irem adaptando aos novos tempos” e “mantêm a mesma vitalidade, com muita gente jovem que se envolve na tradição, de forma empenhada, e que dá sentido a esta grande festa”.

As Marchas Populares de Setúbal começam no dia 9, às 21h30, com uma apresentação gratuita na Avenida Luísa Todi, a que se segue, nos dias 15 e 16, às 22h00, o concurso na Praça de Touros Carlos Relvas. As entradas custam 2,5 euros para a geral, 3,5 para as cadeiras e 4 para os lugares de camarote. As crianças até 10 anos não pagam.

A apresentação do programa das Marchas Populares de Setúbal 2018, que inclui, a 24 de junho, às 17h00, no Fórum Municipal Luísa Todi, a cerimónia de entrega de prémios, culminou com a exibição de um vídeo com a música e letra da Grande Marcha “Setúbal, Terra de Vinhos”.