O evento cultural, agendado para as 21h30, conta com atuações de cada madrinha, à medida que a marcha respetiva é chamada, por ordem crescente de classificação, ao palco para receber o prémio correspondente ao lugar na tabela, bem como, quando for o caso, distinções de especialidade.
Cada madrinha canta a marcha própria e a Grande Marcha de Setúbal antiga que a coletividade escolheu para saída do desfile a concurso realizado em junho na Praça de Touros Carlos Relvas.
O espetáculo, com a duração prevista de duas horas, termina com a nova madrinha das madrinhas, Sara Margarida, a cantar a Grande Marcha de Setúbal 2017.
A canção é ainda interpretada, através de um filme a exibir no início da noite, pela madrinha das madrinhas desta edição, Maria Cordeiro, que sobe de seguida ao palco para interpretar a Grande Marcha de Setúbal 2016, que lhe valeu a distinção.
Segue-se a entrega de troféus de participação às marchas extraconcurso, da APPACDM de Setúbal e infantis do Jardim de Infância Aquário, do Núcleo Bicross de Setúbal e da Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense.
Igualmente antes das distinções das coletividades e atuações das madrinhas, os autores da Grande Marcha de Setúbal 2017, “Setúbal Passa, ah pois é!”, Bruno Frazão e Natália Abreu, letra, e Artur Jordão, música, são chamados para receberem o prémio respetivo.
O concurso das Marchas Populares de Setúbal 2017, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal, com os apoios da Europrol e da Aplaudir, foi ganho pelo Núcleo Bicross de Setúbal, que alcançou também o prémio de melhor coreografia.
O Grupo Desportivo Independente ficou em segundo e, de acordo com o júri, presidido pelo ator João Ricardo, apresentou as melhores letra e música. Conquistou igualmente a distinção de melhor madrinha do concurso, Sara Margarida.
O terceiro lugar na classificação geral coube à Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense, que arrecadou os restantes títulos de especialidade, de melhores figurino e coreografia.
A coletividade de Azeitão foi ainda distinguida com o prémio primeiro desfile, com base na prestação dos conjuntos na apresentação realizada na Avenida Luísa Todi.
Nas restantes posições ficaram o Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau, em quarto, a União Desportiva e Recreativa das Pontes, em quinto, a Cooperativa de Habitação e Construção Económica Bem-Vinda a Liberdade, em sexto, e o Grupo Desportivo Fonte Nova, sétimo.