Bandida - Marta Dias e Carlos Barreto Xavier

“Estórias de (Des)Igualdade” dá tema ao Março Mulher 2019, programa com exposições, música, teatro, cinema, palestras, encontros literários e workshops, a realizar entre março e maio em vários espaços e equipamentos de Setúbal.


O programa, organizado pela SEIES – Sociedade de Estudos e Intervenção em Engenharia Social em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal, com a colaboração de diversas instituições, empresas e voluntários, assinala, a 8 de março, o Dia Internacional da Mulher, com diversos eventos ao longo de três meses.

O ponto alto das comemorações, dia 8, conta com um conjunto variado de atividades, como “Conversas e Outras Cenas sobre (Des)Igualdade”, que se realizam ao longo do dia, na Praça de Bocage, com partilha de ideias sobre a importância da igualdade entre homens e mulheres.

Na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal a festa faz-se entre as 10h00 e as 18h00 com encontros literários subordinados ao tema “Experiências de Vida/Mulheres na Literatura”, com a apresentação de livros de cinco autoras.

À noite, às 21h00, Ana Hatherly é evocada numa palestra a realizar no Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal, com as participações de Fernando Aguiar, Isabel Carlos, Irene Buarque e Paulo Pires Vale.

A música também integra o programa de dia 8, a partir das 21h30, com o concerto Bandida, projeto de Marta Dias e Carlos Barreto Xavier, no Fórum Municipal Luísa Todi. Os bilhetes, com o custo de 12 euros, podem ser adquiridos na bilheteira da principal sala de espetáculos setubalense ou em www.bol.pt.

As atividades do Março Mulher 2019 começaram a 23 de fevereiro com a exposição de pintura “Mulher, Mãe e Mais”, de António Galrinho, na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal. A mostra, patente até 30 de março, pode ser visitada de segunda a sexta-feira das 09h00 às 19h00 e aos sábados das 14h00 às 19h00.

No dia 1 de março, na Casa do Largo – Pousada da Juventude, abre ao público, a exposição “Múltiplas”, com trabalhos de várias artistas plásticas nas áreas da escultura, pintura, ilustração, fotografia e cianotopia. A mostra, inserida também no programa municipal m@rço.28, pode ser vista todos os dias das 10h00 às 18h00.

O cinema também está em destaque no Março Mulher 2019, com sessões de entrada livre, dos ciclos Cinema no Feminino | Mulheres Realizadoras, nos dias 2, às 21h30, e 3, às 15h30, no Espaço 50 Cuts.

O livro “As Mulheres da Fonte Nova”, de Alice Brito, motiva um itinerário literário no dia 7, com início às 15h00, no Centro de Cidadania Ativa.

A mesma obra é apresentada, no dia 9, às 15h00, no Museu do Trabalho Michel Giacometti, no âmbito de uma sessão que inclui atividades de divulgação da cultura romena e, às 18h00, um concerto do projeto “Segue-me à Capela”, coletivo de sete mulheres que trabalha a música tradicional portuguesa numa perspetiva contemporânea.

“Artistas no Feminino”, exposição coletiva de artes plásticas, é inaugurada às 16h30, na Biblioteca de Azeitão, local no qual fica patente até ao dia 30, podendo ser visitada segunda a sexta-feira das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, e aos sábados das 14h00 às 18h00.

A 16, às 18h30, no Cinema Charlot – Auditório Municipal, é exibido o filme “Portugal tem Lata”, de Rui Pregal da Cunha e João Trabulo, e apresentada a peça de teatro “Mulher Conserveira”, pelo projeto Tradições, da Junta de Freguesia de São Sebastião.

No dia 23, às 16h00, Iolanda Rodrigues, diretora da Academia de Dança Contemporânea de Setúbal, é a convidada da sessão A Casa da Poesia ConVida, na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal.

O programa Março Mulher 2019 contempla ainda, no dia 29, às 21h00, no Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal, a mesa redonda “Feminismo e Arqueologia”, com a participação de Jacinta Bugalhão, Joaquina Soares e Sara Brito.

Ao longo do mês de março a iniciativa “Estórias de (Des)Igualdade” convida à construção de uma biblioteca humana no Centro de Cidadania Ativa, no Centro Social e Paroquial de São Sebastião e na Escola Secundária de Bocage.

Os participantes, que podem inscrever-se através dos contactos 913 128 030 e 265 547 450, são convidados a contar uma estória que depois fará parte de uma exposição física ou de uma biblioteca digital no Youtube.

O programa continua em abril e maio com diversas iniciativas, com destaque para o Arraial MM19, a 18 de maio, certame com animação, gastronomia, manifestações culturais e artesanato, a realizar no Largo da Fonte Nova. Integra também o programa Maio – Mês do Diálogo Intercultural, promovido pela autarquia.

O programa inclui também o “Março Mulher Fora do Armário”, um conjunto de iniciativas sobre a temática LGBTI.

Estas e outras atividades estão disponíveis em www.mun-setubal.pt e www.cooperativaseies.org.