Nublado
Março Mulher 2020 - Palestra Eu e as Mulheres que Existem em Mim

Uma caminhada, uma palestra, um almoço-convívio e a inauguração de exposições marcaram a programação de arranque, no dia 6,  do Março Mulher 2020, programa que assinala o Dia Internacional da Mulher ao longo de três meses.


“Feminismo, Igualdade e Comunidades” é o mote das comemorações, a realizar entre março e maio em vários espaços e equipamentos de Setúbal, organizadas pela SEIES – Sociedade de Estudos e Intervenção em Engenharia Social em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal, com a colaboração de diversas instituições, empresas e voluntários/as.

A Caminhada Dia da Mulher, na manhã de dia 6, dinamizada pela Junta de Freguesia de S. Sebastião, União das Freguesias de Setúbal, MDM – Movimento Democrático de Mulheres e Associação de Atletismo Lebres do Sado, foi um dos destaques da programação no fim de semana.

Mais de uma centena de pessoas, entre as quais a vereadora Carla Guerreiro, participaram no evento, que teve dois pontos de partida, no Largo Manuel da Luz Graça, defronte da Junta de Freguesia de São Sebastião, e no Polo de Nossa Senhora da Anunciada do Centro Comunitário da União das Freguesias de Setúbal.

A caminhada percorreu diversas ruas da cidade em direção ao Jardim de Palhais, local onde a vereadora Carla Guerreiro sublinhou que a luta das mulheres continua a ter pertinência nos dias de hoje.

“É preciso lembrar a luta das mulheres desde sempre e perceber que se não formos nós a lutar, ninguém dá nada de mão beijada. Por isso é muito importante que homens e mulheres se unam nestes desígnios da humanidade.”

A iniciativa contou, igualmente, com um momento simbólico de solidariedade para com o povo da Palestina, com a plantação de uma oliveira, símbolo da paz, e terminou com um lanche-convívio.

Também no dia 6, a programação do Março Mulher 2020 incluiu um almoço-convívio realizado no Espaço Nosso Bairro, Nossa Cidade do Bairro da Bela Vista, no qual os moradores partilharam pratos típicos de vários países e visionaram um filme alusivo aos sete anos de implementação do programa municipal. A iniciativa terminou com um baile.

A inauguração da exposição “Caminhos da Paisagem”, patente no Museu do Trabalho Michel Giacometti até 19 de abril, com trabalhos de pintura de Laurinda Silvério, foi outro destaque na programação de dia 6.

Já a mostra coletiva de artes plásticas “Artistas no Feminino”, inaugurada na Biblioteca de Azeitão, numa organização da Junta de Freguesia de Azeitão, fica patente até ao dia 31 de março.

Numa iniciativa dirigida às trabalhadoras da Câmara Municipal de Setúbal, realizou-se no dia 9, no Cinema Charlot – Auditório Municipal, a palestra “Eu e as mulheres que existem em mim”, organizada pelo projeto Somos CMS.

A palestra, que contou com a participação de centena e meia de funcionárias municipais, foi conduzida pela psicóloga Júlia Vinhas, coordenadora do CADin de Setúbal, que abordou as técnicas que as mulheres podem utilizar para viver em pleno os mais diversos papéis que têm de desempenhar no dia a dia.

O vasto calendário de iniciativas, organizado pela SEIES – Sociedade de Estudos e Intervenção em Engenharia Social em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal, com a colaboração de diversas instituições, empresas e voluntários/as, assinala o Dia Internacional da Mulher, com diversos eventos ao longo de três meses.

A programação do Março Mulher 2020 tem agendadas mais três exposições até abril.

“As Mulheres na Proteção Civil”, patente até 31 de março, no 1.º piso do Mercado do Livramento, numa organização conjunta do Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros de Setúbal e da VOST Portugal, mostra fotografias de Isabel Silva, numa homenagem às mulheres que trabalham nos diversos agentes de proteção civil.

Já a Biblioteca Pública Municipal de Setúbal acolhe as mostras “Presenças Ocultas & Sagrados Profanos”, de 29 de fevereiro a 17 de março, na qual o pintor José Robalo revela diversas representações do feminino, e “Percursos”, de 21 de março, com inauguração às 17h30, a 2 de abril, com trabalhos de pintura e fotografia de Emília Pessoa, Margarida e Isabel Pessoa.

A biblioteca municipal é, igualmente palco para uma Aula Aberta dinamizada pela Universidade Sénior de Setúbal, a qual inclui, a 4, uma visita guiada por José Robalo à exposição “Presenças Ocultas & Sagrados Profanos”.

A Câmara Municipal de Setúbal e a Casa da Poesia organizam, a 20 de março, a pretexto da 10.ª edição da Maratona da Poesia e do ciclo Autor do Mês, a homenagem “Amália na Poesia e a Poesia em Amália”, com iniciativas literárias em diversos locais da cidade.

A abrir o calendário de atividades no campo cinematográfico, no dia 13, no Espaço 50 Cuts, o ciclo Cinema no Feminino exibe “Duas Horas na Vida de Uma Mulher”, filme de Agnès Varda, de 1962. Os bilhetes custam 2 euros para o público em geral e 1 euro para sócios.

Mais tarde, a 22, pelas 16h00, também no Espaço 50 Cuts, realiza-se uma “Tarde de Mulheres”, na qual um conjunto de mulheres de diferentes gerações fala de vivências e lutas pessoais. Inclui um momento musical com A Garota Não, projeto musical de Cátia Mazari Oliveira.

Entre os meses de março e maio, o Março Mulher sai fora do armário e aposta num ciclo de cinema, a realizar em diversos espaços da cidade, para tornar visível a vida e a experiência das pessoas LGBTI – Lésbicas, Gays, Bissexuais, Trans e Intersexo, numa organização conjunta entre o grupo LGBTI da SEIES e o município.

A Casa d’Avenida, acolhe, a 14, pelas 15h00, um debate sobre a violência no feminino, baseado no livro “Voar no Quarto Escuro”, de Márcia Balsas, que participa na sessão, organizado pela União Geral dos Trabalhadores de Setúbal.

As comemorações do Dia Internacional da Mulher ficam também marcadas pela caminhada “Estórias e Memórias”, um pedipaper a realizar a 28 de março, às 15h00, pelos bairros dos Pescadores e Grito do Povo, com início no Jardim Aqui Sou Livre, e inscrições pelo telefone 265 541 500 e disoc@mun-setubal.pt.

Entre março e maio, o Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal recebe um ciclo de conferências e uma exposição coletiva de mulheres artistas do acervo do Museu Nacional de Arte Contemporânea.

Mais informações podem ser obtidas através do telefone 265 239 365 ou do endereço de correio eletrónico maeds@amrs.pt.

As comemorações incluem, igualmente, o Arraial Março Mulher Maio 2020, a 22 de maio, certame recheado de música, teatro, gastronomia internacional, artesanato, oficinas e jogos tradicionais, a realizar no Largo da Fonte Nova. A iniciativa, com início às 12h30, integra também o programa Maio – Mês do Diálogo Intercultural, promovido pela autarquia.

A completar a lista de iniciativas de celebração do Dia Internacional da Mulher está o “Encontro Final MM20 – Igualdade de Género e Desenvolvimento Sustentável”, a realizar a 30 de maio, entre as 15h00 e as 18h00, no Centro de Cidadania Ativa.

Informações e inscrições sobre este evento, que pretende explorar os desafios que se colocam na construção de um desenvolvimento global e sustentável, beneficiando igualmente homens e mulheres, podem ser obtidas através do contacto telefónico 265 547 450 ou do email luciliaferrosantos@cooperativaseies.org.