23° Parcialmente nublado
Dia Internacional da Mulher 2019

“Feminismo, Igualdade e Comunidades” é o mote do Março Mulher 2020, programa com exposições, música, teatro, cinema, encontros literários, conferências e colóquios, a realizar entre março e maio em vários espaços e equipamentos de Setúbal.


O vasto calendário de iniciativas, organizado pela SEIES – Sociedade de Estudos e Intervenção em Engenharia Social em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal, com a colaboração de diversas instituições, empresas e voluntários/as, assinala, a 8 de março, o Dia Internacional da Mulher, com diversos eventos ao longo de três meses.

A abertura da programação de março começa na Biblioteca Municipal com a tertúlia “Encontro de Mulheres: Conversas de Vidas”, que proporciona a 6, às 15h00, conversas com várias mulheres, ocupações e de todas as idades e na qual é apresentado o livro de Sónia Louro “Amália – O Romance de Sua Vida”.

Na véspera do Dia Internacional da Mulher, a 7, inauguram-se duas exposições. “Caminhos da Paisagem”, com inauguração prevista para as 16h00, no Museu do Trabalho Michel Giacometti, apresenta ao público trabalhos de pintura de Laurinda Silvério até 19 de abril.

Já a mostra coletiva de artes plásticas “Artistas no Feminino”, com inauguração às 16h30, fica patente na Biblioteca de Azeitão até ao dia 31 de março, numa organização da Junta de Freguesia de Azeitão.

A programação do Março Mulher 2020 tem agendadas mais três exposições entre fevereiro e abril.

“As Mulheres na Proteção Civil”, patente até 31 de março, no 1.º piso do Mercado do Livramento, numa organização conjunta do Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros de Setúbal e da VOST Portugal, mostra fotografias de Isabel Silva, numa homenagem às mulheres que trabalham nos diversos agentes de proteção civil.

Já a Biblioteca Pública Municipal de Setúbal acolhe as mostras “Presenças Ocultas & Sagrados Profanos”, de 29 de fevereiro a 17 de março, na qual o pintor José Robalo revela diversas representações do feminino, e “Percursos”, de 21 de março, com inauguração às 17h30, a 2 de abril, com trabalhos de pintura e fotografia de Emília Pessoa, Margarida e Isabel Pessoa.

A biblioteca municipal é, igualmente palco para uma Aula Aberta dinamizada pela Universidade Sénior de Setúbal, a qual inclui, a 4, uma visita guiada por José Robalo à exposição “Presenças Ocultas & Sagrados Profanos”.

A Câmara Municipal de Setúbal e a Casa da Poesia organizam, a 20 de março, a pretexto da 10.ª edição da Maratona da Poesia e do ciclo Autor do Mês, a homenagem “Amália na Poesia e a Poesia em Amália”, com iniciativas literárias em diversos locais da cidade.

A abrir o calendário de atividades no campo cinematográfico, no dia 13, no Espaço 50 Cuts, o ciclo Cinema no Feminino exibe “Duas Horas na Vida de Uma Mulher”, filme de Agnès Varda, de 1962. Os bilhetes custam 2 euros para o público em geral e 1 euro para sócios.

Mais tarde, a 22, pelas 16h00, também no Espaço 50 Cuts, realiza-se uma “Tarde de Mulheres”, na qual um conjunto de mulheres de diferentes gerações fala de vivências e lutas pessoais. Inclui um momento musical com A Garota Não, projeto musical de Cátia Mazari Oliveira.

Entre os meses de março e maio, o Março Mulher sai fora do armário e aposta num ciclo de cinema, a realizar em diversos espaços da cidade, para tornar visível a vida e a experiência das pessoas LGBTI – Lésbicas, Gays, Bissexuais, Trans e Intersexo, numa organização conjunta entre o grupo LGBTI da SEIES e o município.

A Casa d’Avenida, acolhe, a 14, pelas 15h00, um debate sobre a violência no feminino, baseado no livro “Voar no Quarto Escuro”, de Márcia Balsas, que participa na sessão, organizado pela União Geral dos Trabalhadores de Setúbal.

As comemorações do Dia Internacional da Mulher ficam também marcadas pela caminhada “Estórias e Memórias”, um pedipaper a realizar a 28 de março, às 15h00, pelos bairros dos Pescadores e Grito do Povo, com início no Jardim Aqui Sou Livre, e inscrições pelo telefone 265 541 500 e disoc@mun-setubal.pt.

Entre março e maio, o Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal recebe um ciclo de conferências e uma exposição coletiva de mulheres artistas do acervo do Museu Nacional de Arte Contemporânea.

Mais informações podem ser obtidas através do telefone 265 239 365 ou do endereço de correio eletrónico maeds@amrs.pt.

As comemorações incluem, igualmente, o Arraial Março Mulher Maio 2020, a 22 de maio, certame recheado de música, teatro, gastronomia internacional, artesanato, oficinas e jogos tradicionais, a realizar no Largo da Fonte Nova. A iniciativa, com início às 12h30, integra também o programa Maio – Mês do Diálogo Intercultural, promovido pela autarquia.

A completar a lista de iniciativas de celebração do Dia Internacional da Mulher está o “Encontro Final MM20 – Igualdade de Género e Desenvolvimento Sustentável”, a realizar a 30 de maio, entre as 15h00 e as 18h00, no Centro de Cidadania Ativa.

Informações e inscrições sobre este evento, que pretende explorar os desafios que se colocam na construção de um desenvolvimento global e sustentável, beneficiando igualmente homens e mulheres, podem ser obtidas através do contacto telefónico 265 547 450 ou do email luciliaferrosantos@cooperativaseies.org.