O acordo, assinado pela presidente da autarquia, Maria das Dores Meira, e o vice-almirante Jorge Novo Palma, superintendente do pessoal da Armada, viabiliza que elementos da Escola de Tecnologias Navais – Departamento de Limitação de Avarias da Marinha Portuguesa frequentem formações na Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal.

Essas ações de formação incidem, fundamentalmente, em temáticas relacionadas com proteção civil, tais como segurança contra incêndios e matérias perigosas e busca e salvamento urbano.

Reciprocamente, a parceria possibilita que bombeiros sapadores da companhia setubalense recebam formação na Escola de Tecnologias Navais e que as instalações daquele estabelecimento de ensino da Marinha sejam utilizadas pela Câmara Municipal na formação de pessoal da autarquia.

O acordo, válido pelo período de um ano e automaticamente renovável, estimula, ainda, a colaboração das duas entidades em seminários ou conferências relacionadas com proteção civil, em particular subordinadas às temáticas das áreas de formação entretanto desenvolvidas.