18° Céu limpo
Mariscar Sem Lixo - Ocean Alive

A campanha ambiental de voluntariado Mariscar Sem Lixo, dinamizada pela Ocean Alive, regressa no dia 24 de fevereiro para recolher lixo largado nas margens do Estuário do Sado.


A iniciativa da Ocean Alive, coorganizada pela Associação da Comunidade Piscatória da Carrasqueira, pretende alertar para o problema global do plástico no oceano e sensibilizar os mariscadores de lingueirão para não deixarem no mar as embalagens de sal fino que utilizam para capturar o bivalve.

Para as inscrições que decorrem até às 17h00 do dia 21, os interessados devem preencher o formulário disponibilizado na internet, em https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfDF9Bv-0hwarxmQ40XXlub6qPfBZ6xtHvkBymULr-A2HGzvg/viewform.

A campanha, que tem como parceiro o Comité Nacional para o Programa Internacional de Geociências da UNESCO, já envolveu, ao longo de três anos, 3328 voluntários, tendo permitido retirar do estuário do Sado, desde 2016, 53.812 embalagens de sal e 47 toneladas de lixo marinho, das quais seis toneladas de resíduos puderam ser encaminhadas para reciclagem.

Desde 2017, a Ocean Alive é apoiada pela Fundação Oceano Azul e pelo Oceanário de Lisboa para a realização de grandes ações de sensibilização e para a criação de uma rede de agentes de sensibilização, constituída por mulheres da comunidade piscatória local, que promovem boas práticas para proteger as pradarias marinhas do plástico da mariscagem e do lixo da pesca.

Mais informações sobre a campanha Mariscar Sem Lixo, vencedora da 10.ª edição dos Green Project Awards na categoria iniciativa de mobilização, podem ser obtidas através da página do Facebook da associação e do site www.ocean-alive.org.