Titulares do segundo Jogo de Matrafonas

A segunda edição do Torneio de Futebol das Matrafonas juntou cerca de duas dezenas de participantes durante a manhã de 3 de março, no Campo de Jogos Manuel Alves, numa iniciativa organizada pelo N.D.R. Ídolos da Praça, pelo G.D. “Os Amarelos” e pelo N.A. do Bairro Santos Nicolau.


A camaradagem, o bom humor e a paródia foram as principais estratégias definidas pelas equipas nesta competição amigável onde os equipamentos eram compostos por meias de nylon, plumas, perucas e até algumas minissaias e botas de cano alto.

Durante o animado convívio não faltaram momentos de descontração, mas também de alguns lances duvidosos sobre os quais houve necessidade de recorrer a um improvisado sistema de “videoárbitro” composto por uma caixa de pizza e uns fones, à boa maneira carnavalesca.

Algumas lesões, causadas por jogadas mais perigosas, impuseram a entrada em campo de uma equipa de assistência médica, composta pela enfermeira “Juju”, também conhecida como o irreverente Fernandinho do Bairro Santos Nicolau, e pela sua auxiliar Fernanda Pacheco.

Estes espontâneos episódios de folia proporcionaram muitas gargalhadas aos jogadores e às claques que compunham as bancadas, entre as quais se incluía o presidente da Junta de Freguesia de S. Sebastião, Nuno Costa, que fez questão de assistir ao torneio.

No final, já de maquilhagem esborratada e meias rasgadas, as matrafonas repuseram energias num almoço realizado para os participantes na sede do N.D.R. Ídolos da Praça.

Esta foi a segunda edição da iniciativa que teve início no ano passado, retomando a tradição carnavalesca dos jogos de futebol entre homens mascarados de mulheres. Além da partida de futebol, o evento incluiu um desfile de matrafonas e foliões pelas ruas do Bairro Santos Nicolau, numa parada encabeçada pelo Grupo de Percussão da APPACDM. A animação terminou na sede do N.A. do Bairro Santos Nicolau (NABSN) com o karaoke de Amélia e Toninho.

As comemorações de Carnaval terminam na noite do dia 4 com o tradicional Enterro do Bacalhau, evento com partida marcada para as 21 horas da sede do NABSN e chegada à sede de “Os Amarelos”, onde se realiza a leitura do testamento, da autoria de João Praia, e o show das viúvas.