Chuva

O quadro meteorológico adverso, com chuva forte e a possibilidade de ocorrência de trovoada, em particular no distrito de Setúbal, deve manter-se, previsivelmente, até às 18h00 de dia 5.


Este cenário de mau tempo levou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera a emitir, no dia 4, um aviso de severidade “Amarelo” para toda a área territorial do distrito de Setúbal, o qual, depois de atualizado por aquela entidade, se mantém em vigor até às 18h00 de dia 5.

O alerta especial está relacionado com uma depressão com sistema frontal associado, fenómeno que se faz sentir com maior intensidade na região sul do território continental, acompanhado de precipitação por vezes forte, possibilidade de ocorrência de trovoada.

Perante este cenário, o Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros de Setúbal reforça a necessidade de adoção de medidas de autoproteção, como a verificação do estado em que se encontram telhados, caleiras e algerozes de moradias ou prédios.

A população é também aconselhada a verificar o correto funcionamento de sistemas de escoamento das águas pluviais, garantindo que os mesmos se encontram desobstruídos, assim como a remover inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas.

A opção por uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias, e o não atravessamento de zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas, constituem outras medidas de autoproteção.