O projeto, que já vai na quarta edição, organizado pelas bibliotecas escolares do concelho, juntamente com a Câmara Municipal de Setúbal e a Rede de Bibliotecas Escolares, divulga o trabalho desenvolvido nas bibliotecas escolares locais.

O tema de 2017 do Plano Nacional de Leitura, “O Prazer de Ler”, deu o mote a um espetáculo que envolveu diversas expressões artísticas, protagonizadas por alunos provenientes de todos os agrupamentos escolares do concelho, do 1.º ciclo ao secundário.

O evento, com a duração de duas horas, que arrancou aplausos e muitas gargalhadas, foi pontuado por “sketches” humorísticos interpretados por alunos e professores do Curso Profissional de Artes do Espetáculo do Agrupamento de Escolas Ordem de Sant’Iago. 

A abertura coube ao grupo de percussão Sant’Iago Olodum, composto por alunos e ex-alunos daquele agrupamento escolar, a que se seguiu a dramatização “Alvoroço na Biblioteca”, baseada num texto de Cristina Quental e Mariana Magalhães, com interpretação por alunos da EB n.º 5 do Peixe Frito.

Já as crianças da EB do Montalvão e da EB de Aranguez leram poemas de José Jorge Letria e Álvaro Magalhães, enquanto um grupo de estudantes de 10.º ano da Escola Secundária de Bocage, com o acompanhamento de flautas transversais, declamou “Alegres Campos, Verdes Arvoredos” e “A Menina dos Olhos Verdes”, de Camões.

A festa continuou com a Escola Básica de Vila Fresca de Azeitão a apresentar a dramatização com marionetas “Anantes e Gigões”, com base num texto de Manuel António Pina, a que se seguiu a dramatização musical “Brilhete”, protagonizada por alunos de 4.º ano do Agrupamento de Escolas Barbosa du Bocage.

Outro momento musical do espetáculo esteve a cargo do coro infantil da Escola Básica do Bairro Afonso Costa, que cantou “O Homem da Gaita”, música de José Afonso inspirada num conto tradicional português.

O teatro de sombras também marcou presença com a dramatização “Ungali”, baseada na obra de Elsa Serra, apresentada por alunos do 3.º ano da EB do Viso.

“Barco Negro”, de David Mourão-Ferreira, foi o poema escolhido para um momento musical acompanhado de dramatização, por alunos da Escola Profissional de Setúbal, enquanto a Secundária D. João II declamou poemas de Cecília Meireles, José Luís Peixoto e Alberto Caeiro, heterónimo de Fernando Pessoa.

As animações a cargo das escolas terminaram com a dramatização “O Príncipe Feliz”, baseada no texto de Oscar Wilde, protagonizada por alunos da Escola Secundária D. Manuel Martins.

O encerramento da quarta edição do projeto “Setúbal – Uma Baía a Ler” esteve a cargo dos professores que integram o Grupo de Trabalho das Bibliotecas Escolares do Concelho de Setúbal, que leram excertos do livro “Contos de Cães e Maus Lobos”, de Valter Hugo Mãe.

O espetáculo integrou a décima primeira edição da Semana da Leitura, a decorrer até dia 31, no âmbito da qual as escolas das redes pública e privada, a nível nacional, motivam os alunos para a participação em atividades de leitura livre, com as famílias, outros jovens, adultos das comunidades educativas e a população em geral.

 

Documentos Relacionados