No âmbito da iniciativa nacional de angariação de fundos para diversas instituições de solidariedade social, organizada pelo Turismo de Portugal, três milhares e meio de alunos das 12 escolas de hotelaria e turismo do país confecionam aquele que apelidam de melhor bolo-rei do mundo, assente na receita criada em 2015 pelo chef Inácio Berlinda, da Escola de Hotelaria de Lisboa.

O bolo, segundo a diretora da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, Maria João Carmo, tem uma particularidade que lhe “confere características únicas” que é o facto de ter na lista de ingredientes “mais bebidas do que outros bolos-rei a que estamos habituados”.

Para marcar o arranque da iniciativa, a escola sadina realizou no dia 30 um workshop de bolo-rei conduzido pelo chef Filipe Blanquet, que é também formador naquele estabelecimento, no qual participaram, como padrinhos da campanha, Inês Duarte, fadista, Susana Costa, atleta olímpica, e Tó Romano, empresário da moda.

Após aprenderem a confecionar “O Melhor Bolo-Rei do Mundo”, os padrinhos e outras pessoas que participaram na oficina culinária, juntaram-se no átrio da escola para a inauguração de uma árvore de Natal ecológica, elaborada pelos alunos com recurso a materiais reciclados.

No final da tarde, o restaurante de aplicação acolheu um momento de convívio e partilha de bolo entre padrinhos, representantes e utentes das associações apadrinhadas e comunidade escolar.

A Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal fabrica bolos-rei para os vender por encomenda, até 6 de janeiro, com os fundos a reverterem a favor do Centro de Apoio ao Sem Abrigo e da Associação Mãos Abençoadas.

Os bolos de quilo, com um preço unitário de dez euros, podem ser reservados pelo endereço ana.rita@turismodeportugal.pt ou pelo telefone 265 009 900.

Os alunos em conjunto com os formadores vão produzir duzentos bolos, sendo que uma parte da produção se destina a ofertas a diversas entidades parceiras da escola.

À semelhança de Setúbal, as 11 restantes escolas de hotelaria do país fabricam o mesmo bolo-rei e promovem atividades próprias nesta segunda edição da campanha, que, em 2015, permitiu vender 2500 bolos. Este ano, a meta sobe para os três mil.