A iniciativa nacional de angariação de fundos para diversas instituições de solidariedade social, organizada pelo Turismo de Portugal, assenta na receita “O Melhor Bolo-Rei do Mundo”, criada em 2015 pelo chef Inácio Berlinda, da Escola de Hotelaria de Lisboa. O ingrediente especial é a cerveja preta, que confere características únicas ao doce.

A Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal fabrica bolos-rei para os vender por encomenda, até 6 de janeiro, com os fundos a reverterem a favor do Centro de Apoio ao Sem Abrigo e da Associação Mãos Abençoadas. Os bolos de quilo, com um preço unitário de dez euros, podem ser reservados pelo endereço ana.rita@turismodeportugal.pt ou pelo telefone 265 009 900.

O estabelecimento de ensino sadino promove a 30 de novembro, às 15h00, um workshop de bolo-rei conduzido pelo chef Filipe Blanquet, no qual participam, como padrinhos da campanha, Inês Duarte, fadista, Susana Costa, atleta olímpica, Nuno Guerreiro, cantor e ator, e Tó Romano, empresário da moda.

No âmbito de “O Melhor Bolo-Rei do Mundo”, a Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal inaugura, uma hora depois, uma Árvore de Natal Ecológica, elaborada pelos alunos com recurso a materiais reciclados.

O programa de dia 30, desenvolvido com o apoio do Recheio Cash & Carry e da CHEP, conta ainda com um momento de partilha de bolo entre padrinhos, representantes e utentes das associações apadrinhadas e comunidade escolar.

À semelhança de Setúbal, as 11 restantes escolas de hotelaria do país fabricam o mesmo bolo-rei e promovem atividades próprias nesta segunda edição da campanha, que, no ano passado, permitiu vender 2500 bolos. Agora, a meta sobe para os três mil.