12° Vento

Mais de uma centena de frases e mensagens inspiradoras foram colocadas na Avenida Luísa Todi numa atividade de arte de rua que decorreu ao longo do dia 7, de encerramento da Semana Temática da Deficiência de Setúbal.


Mensagens sobre igualdade e solidariedade, bem como pensamentos e votos de boas festas foram hoje escritos em fitas coloridas, deixadas pelos transeuntes nas árvores e nos espaços públicos da placa central da Avenida Luísa Todi, numa iniciativa que pretendeu alertar para as questões da deficiência e do preconceito.

Sob o tema “A Sociedade que temos e a que queremos”, a atividade, que contou com a participação do vereador com o pelouro da Inclusão Social na Câmara Municipal de Setúbal, Pedro Pina, foi dinamizada pelas alunas do Curso de Técnico de Apoio à Infância do Agrupamento de Escolas Lima de Freitas.

A Semana Temática da Deficiência 2018 decorreu durante toda a semana, em diversos locais de Setúbal, com atividades culturais, formações, rastreios de saúde e animações. Todas as ações foram de participação gratuita e abertas à população em geral.

Este programa de sensibilização da comunidade para uma atitude de aceitação, valorização e inclusão das pessoas com deficiência e de promoção dos valores de tolerância, solidariedade e respeito pelos outros encerra à noite com a exibição do filme “Amigos Improváveis”, seguida de tertúlia, às 21h00 no Espaço 50 Cuts.

A 10.ª Semana Temática da Deficiência, promovida pelo município e pelo Grupo Concelhio para as Deficiências – Setúbal, contou com as parcerias da 50 Cuts Associação Cinematográfica, ATARAXIA, ANDITEC, agrupamentos de escolas Lima de Freitas e Sebastião da Gama e Projeto EKUI.