Com uma área superior a trinta metros quadrados, as instalações de frio constituem um passo derradeiro ao nível das obras de requalificação do Mercado do Livramento realizadas pela Câmara Municipal de Setúbal e a conclusão da nova área técnica.

A exploração dos equipamentos de frio é da responsabilidade da Associação dos Comerciantes do Mercado do Livramento (ACML), ao abrigo de um contrato de comodato que assinou com a Autarquia.

Os comerciantes podem usufruir das câmaras frigoríficas mediante o pagamento do espaço ocupado pelas caixas de transporte dos produtos. O valor a pagar é também variável de acordo com o tempo de utilização.

Já a fábrica de gelo tem capacidade para produzir seis toneladas diárias de gelo, o que ajuda na conservação dos produtos nos locais de venda, em particular com a chegada do calor.

Na cerimónia de inauguração dos equipamentos, integrada nas comemorações locais do Dia Nacional do Pescador, a vereadora das Atividades Económicas da Autarquia, Carla Guerreiro, realçou o facto de esta ser “mais uma forma de apoiar os comerciantes, dando-lhes excelentes condições para a conservação dos produtos, acautelando toda a sua qualidade”.

Com a conclusão desta obra, salientou a autarca, “fica apenas a faltar a certificação necessária para a utilização dos elevadores” para concluir todo o processo de modernização do Mercado do Livramento.

As instalações de frio localizam-se na área técnica do mercado, criada num edifício adjacente construído de raiz aquando das obras gerais do equipamento comercial, local onde são igualmente efetuadas as operações de descarga dos produtos.