Com condução do maestro Jean-Marc Burfin, o espetáculo incluiu a interpretação de “Suite Française d’Après Claude Gervaise”, FP 80, e de Sinfonia n.º 2, H. 153, de Arthur Honegger.

O pianista Artur Pizarro, associado em março à Orquestra Académica Metropolitana, participou na apresentação do Concerto para Piano e Orquestra, FP. 146, de Francis Poulenc, e Concertino para Piano e Orquestra, H.55, de Arthur Honegger, duas obras que escapam à mais tradicional configuração do concerto virtuoso romântico.

Poulenc e Honegger, que integraram o grupo conhecido por “Les Six”, ficaram conhecidos por trazerem uma lufada de ar fresco ao panorama musical francês da primeira metade do século XX, ao proporem um estilo bem-humorado e inquietante, imprevisível e irreverente.

O programa de sábado à noite no Fórum Luísa Todi completou-se com o glamour conhecido do Concerto de Poulenc, concordante com a encomenda feita pela Orquestra Sinfónica de Boston, em 1946, e com a disposição energética do Concertino de Honegger, que permite adivinhar a azáfama civilizacional dos anos 20.

A fechar a noite, o neoclassicismo de uma suíte de Poulenc, desenvolvida a partir da música do compositor renascentista Claude Gervaise, e a Sinfonia n.º 2, de Honegger, datada de 1937, que, embora ecoe um momento conturbado da história europeia, remata com apontamentos otimistas.

Cravo. 25 de Abril

COMEMORAÇÕES DO 25 DE ABRIL

TRANSMISSÃO EM DIRETO
DA SESSÃO SOLENE DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL

25 de Abril . 10h00 . Fórum Municipal Luísa Todi

Cravo. 25 de Abril