Orquestra Académica Metropolitana - A Luz

A Orquestra Académica Metropolitana apresentou “A Luz”, do compositor norte-americano Philip Glass, e duas peças do pianista francês Gabriel Fauré, no dia 21, no Fórum Municipal Luísa Todi.


O espetáculo, com duas horas, sob direção de Jean-Marc Burfin e de alunos do Curso de Direção de Orquestra da Academia Nacional Superior de Orquestra, incluiu “Pavane”, Op. 50, e Suíte da peça teatral “Pélleas et Mélisande”, Op. 80, ambas de Gabriel Fauré.

Em “Pavane”, destaca-se a estilização orquestral de uma dança de corte baseada numa peça para piano pré-existente, precisamente datada de 1887.

“Suíte” é constituída por quatro das peças musicais que, em 1898, o compositor francês Gabriel Fauré acrescentou a uma produção teatral inglesa do texto simbolista de Maurice Maeterlinck.

Durante o concerto, especialmente concebido para a quadra natalícia e ao qual assistiram perto de três centenas de pessoas, foi igualmente interpretada “A Luz”, do compositor Philip Glass.

A peça é uma celebração à ciência, concretamente o centenário da investigação realizada em 1887 por Albert Michelson e Edward Morley sobre o movimento relativo da matéria, a qual constatou a velocidade uniforme da luz e abriu caminho à fundamentação da Teoria da Relatividade de Albert Einstein.