A iniciativa, organizada pelo Clube Ornitológico de Setúbal e pela Associação de Avicultores de Portugal, com o apoio da Câmara Municipal, entre outras entidades, contou com a participação de setenta e cinco criadores de aves, oriundos de norte a sul do país, número superior ao da edição anterior.

A exposição, que decorreu no pavilhão do estabelecimento de ensino da Bela Vista, recebeu milhares de visitantes, com a tarde de domingo, dia 30, entre as 14h30 e as 17h00, a registar a maior afluência com mais de mil pessoas no recinto, de acordo com dados da organização.

Este ano houve também uma maior diversidade de espécies em relação à edição de 2015, com os visitantes a terem a oportunidade de apreciar aves canoras, a par de aves exóticas, pintassilgos, milheiros e aves de criação híbrida, entre outras.

A cerimónia de abertura do evento, realizada na sexta-feira, dia 28, à tarde, contou, entre outras individualidades, com a presença do vereador Manuel Pisco, da Câmara Municipal de Setúbal.