Apontamentos musicais, arruadas cénicas e a animação Bocage à Solta, pelo ator José Nobre, animaram a Noite Bocagiana, que, integrada nas Comemorações dos 250 Anos do Nacimento de Bocage, encerrou o Verão na Baixa 2016, uma iniciativa da Câmara Municipal de Setúbal e da União das Freguesias de Setúbal, promovida em parceira com comerciantes locais.

Com diversos estabelecimentos comerciais abertos até à meia-noite, o programa da Noite Bocagiana contou com iniciativas até perto da 01h00 nas ruas da Baixa comercial, na Praça de Bocage e nos largos da Misericórdia e da Ribeira Velha.

A animação “Bocage à Solta”, pelo ator José Nobre, a peça “O Mundo Fabuloso de Bocage”, pelo Grupo de Animação e Teatro Espelho Mágico, a “Passeata de Bocage”, pelo Teatro do Elefante, e uma “Arruada Fabulástica”, do Teatro Animação de Setúbal, foram alguns dos apontamentos realizados nas ruas da zona comercial.

Já na Praça de Bocage a música e a dança estiveram em destaque com o espetáculo “Fado e Flamengo”, uma fusão por Edite Van Zeller e Tânia Lopes, e com uma homenagem à fadista Piedade Fernandes que marcou o encerramento oficial do projeto Fado em Setúbal 2016.

António Almeida, Carla Lança, Eduardo Silva, Eugénio Almeida, Fernando Anselmo, Horizonte Poupinha, Inês Pereira, Joana Lança, Luís Miguel, Maria Caetano, Maria do Céu Ribeiro, Ramiro Costa, Rodrigo Manuel, Sara Margarida e Susana Martins cantaram na primeira parte do espetáculo.

Na segunda, as atenções recaíram sobre Piedade Fernandes, com a exibição de um pequeno filme com notas biográficas, produzido pela Câmara Municipal de Setúbal.

Os cantores participantes no concerto de encerramento do Fado em Setúbal foram acompanhados por Manuel Carlos, na guitarra portuguesa, e Carlos Pinto, na viola.

A animação da Noite Bocagiana no Largo da Misericórdia contou ainda com apontamentos pela Banda de Música da Sociedade Musical Capricho Setubalense e pelos Irmãos Cabanas que encantaram os presentes com música que convidava a dançar.

No Largo da Ribeira Velha, o espetáculo “Vinho Rasgado”, de teatro e música, do Projecto GoG, antecedeu um concerto de João Fernandez.