A intervenção, a decorrer desde julho e com conclusão prevista no final do primeiro trimestre de 2014, num território rural com uma extensão de 27 quilómetros, é executada no âmbito de um protocolo de colaboração celebrado entre a Autarquia e o Regimento de Engenharia n.º 1 do Exército, unidade especializada neste tipo de operações.

A prevenção de incêndios florestais é o principal objetivo desta obra que inclui a execução de trabalhos de limpeza de mato e a abertura, correção e alargamento de caminhos e trilhos rurais para acesso a viaturas de socorro em caso de situações de emergência e de perigo naquela área da Arrábida.

A criação e reparação de valetas e taludes e a colocação de manilhas em locais de passagem de águas são outros trabalhos em execução por aquela unidade do Exército português, apoiada por um conjunto de maquinaria pesada, como camiões, cilindros e retroescavadoras.

O asfaltamento, com recurso a inertes provenientes da Siderurgia Nacional, em toda a extensão de caminhos e trilhos na área abrangida por esta operação é outro dos trabalhos em curso. A colocação de revestimento é sustentada por um parecer positivo da Agência Portuguesa do Ambiente.

O protocolo de colaboração celebrado no início de junho entre a Autarquia e o Regimento de Engenharia n.º 1 do Exército prevê a intervenção num total de 16 locais, incluindo o desmonte de terras no Parque Sant’Iago, nas Manteigadas, e a desmatação de uma área de canavial na Estrada de Palmela.