Cerca de 130 crianças e jovens passaram pela Praia da Figueirinha no dia 24, durante a manhã, para participar na iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Setúbal com o objetivo de, através de um processo de educação ambiental, promover a análise crítica sobre a presença de resíduos nos areais das praias.

Com idades entre os 5 e os 21 anos, o grupo de participantes, proveniente de vários estabelecimentos de ensino do concelho, teve oportunidade de fazer a limpeza da Figueirinha, mas também de ficar a conhecer um pouco melhor as funções dos vigilantes no Parque Natural da Arrábida, assim como a origem do lixo que aparece no areal e o impacte que representa para a vida marinha.

Esta ação, intitulada “Biodiversidade é da Nossa Responsabilidade”, contou com as parcerias do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, da APAMB – Associação Portuguesa de Inspeção e Prevenção Ambiental e do projeto europeu Marlisco, destinado ao estudo da origem do lixo no mar.

A iniciativa integrou ainda o programa Eco-Escolas, representando igualmente uma medida desenvolvida no âmbito da candidatura ao galardão Bandeira Azul 2013, e ainda o projeto “Mar Pedagógico”, de divulgação e promoção de várias ações relacionadas com a atividade marítima na região de Setúbal.

Esta ação de educação ambiental teve continuidade no dia 25, com o projeto “Amar Setúbal”, promovido pela APAMB e orientado para a população adulta.

Com a parceria da Câmara Municipal, a iniciativa representou um apelo à cidadania ativa, contando com o envolvimento de mais de uma dezena de pessoas que ao longo de toda a manhã de sábado encheram 20 sacos de lixo, cada um com capacidade de 120 litros.

Plásticos, vidro, cotonetes e beatas foram os resíduos mais encontrados e removidos no areal de Albarquel.