Serra da Arrábida | Costa | Troia

Um novo passeio pedonal é criado num troço da estrada de acesso às praias da Arrábida, obra a começar em breve e enquadrada no plano de mobilidade segura e sustentável da Câmara Municipal para as zonas balneares de Setúbal.


A operação urbanística, um investimento camarário da ordem dos 150 mil euros, consiste na construção de um passeio pedonal com cerca de 600 metros na EN10-4, concretamente no troço compreendido entre o acesso à Praia de Albarquel e o restaurante “A Restinguinha”.

O novo passeio, a criar no sentido poente/nascente da estrada de acesso às praias da Arrábida, confere uma maior atratividade àquela zona turística de lazer e, em simultâneo, acrescenta melhores condições de mobilidade e de segurança para os transeuntes.

A nova zona pedonal motiva a remoção dos rails metálicos de proteção atualmente existentes, substituídos nesta intervenção por uma solução mais contemporânea e com uma imagem mais atrativa, concretamente guardas e rail de segurança em madeira, com reforço metálico.

Os trabalhos, realizados por empreitada, incluem a implementação de um novo sistema de drenagem de águas pluviais, a colocação de sinalização rodoviária horizontal e vertical, a definição de uma área de paragem para autocarros e a criação de uma bolsa de estacionamento nas imediações do restaurante “A Restinguinha”.

Esta é uma das ações estruturantes da estratégia municipal “Arrábida Sem Carros”, implementada pela autarquia no verão de 2018 e que promove uma mobilidade segura e sustentável às praias, com o objetivo é assegurar o acesso de todos, em condições de segurança e em respeito pela natureza, às zonas balneares.

O “Arrábida Sem Carros” contempla um conjunto de medidas para debelar o problema crónico de congestionamento do trânsito e parqueamento nas estradas de acesso às praias, realidade que, a par dos constrangimentos, punha em risco a segurança e a qualidade do serviço de socorro.

O município, através de decisões concertadas com outras entidades, limitou a circulação automóvel individual na EN10-4, contribuiu para o reforço do transporte público a partir da cidade e de Azeitão e entre as praias, com mais carreiras e de maior regularidade, e regulou o estacionamento.

A estes, entre outros investimentos programados, acresce uma nova infraestrutura para acostagem de pequenas embarcações de recreio, de utilização permanente durante todo o ano, no Portinho da Arrábida, resultado de um investimento da autarquia superior a 150 mil euros.