A Câmara Municipal de Setúbal celebra o Dia Europeu Sem Carros, que se assinala a 22 de setembro, com um conjunto de ações que visam sensibilizar os munícipes para a utilização de meios alternativos ao veículo automóvel convencional.

Uma das iniciativas em destaque é o encontro “Novas Mobilidades, Mais Qualidade de Vida” que decorre entre as 14h00 e as 17h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

O encontro inclui, a partir das 14h45, um painel sobre a “Mobilidade em Meio Urbano”, no âmbito do qual é apresentado, pelas 14h50, o Plano de Mobilidade Sustentável e Transportes em Setúbal, por Pedro Santos.

O primeiro painel analisa, igualmente, a importância da intermodalidade nas cidades, de que é exemplo o Centro Coordenador de Transportes de Castelo Branco, apresentado por Otília Caetano, da Câmara Municipal de Castelo Branco.

Este painel termina com a apresentação, por parte de Tiago Mesquita Carvalho, do projeto “Uni-ciclo”, da Cicloficina dos Anjos, uma oficina comunitária de bicicletas, de Lisboa, que recebeu 2500 euros da Comissão Europeia, no âmbito da campanha de Mobilidade Urbana Sustentável "Do the Right Mix".

O segundo painel, com início pelas 16h05, tem como tema as “Deslocações Alternativas ao Transporte Individual”, e começa com a abordagem da importância do Carpooling – Projeto Boleia.net, por Carlos Quirin.

A apresentação do sistema de bicicletas partilhadas de Vila Moura, o “Vilamoura Public Bikes”, por Paulo Reis, da empresa Inframoura, e uma comunicação sobre “Cidades caminháveis: como apoiar o planeamento urbano para a Walkability”, pelo professor Filipe Moura, do Instituto Superior Técnico, encerram o evento.

Os interessados em participar no encontro “Novas Mobilidades, Mais Qualidade de Vida” devem inscrever-se até ao dia 21, através de uma ficha de inscrição disponibilizada na página de internet do Município de Setúbal, em www.mun-setubal.pt.

A ficha deve ser remetida para o endereço gamot@mun-setubal.pt, depois de devidamente preenchida.

Durante o Dia Europeu Sem Carros a Praça de Bocage está encerrada à circulação automóvel das 09h00 às 17h00.

O Dia Europeu Sem Carros foi instituído em 2000 com o objetivo de as autoridades locais apresentarem os centros urbanos de uma forma diferente ao restringir o tráfego motorizado, de encorajar a utilização de modos de transporte sustentáveis e de sensibilizar para o impacte ambiental das escolhas que fazemos do meio de transporte.

Dois anos mais tarde, foi instituída a Semana Europeia da Mobilidade, que se realiza anualmente de 16 a 22 de setembro, com um conjunto de iniciativas de sensibilização para uma mobilidade sustentável que culminam com as comemorações do Dia Europeu Sem Carros, ao qual Setúbal volta a aderir este ano.