17° Possible Light Rain
Acampamento.28 | Formação de monitores de campos de férias

Perto de vinte jovens, recém-formados monitores de campos de férias, juntaram-se, a 30 e 31 de março, no Parque de Campismo da Gâmbia, para testar os conhecimentos adquiridos numa formação que decorreu ao longo de oito semanas.


Ao longo de vinte e cinco horas movimentadas, os participantes da 1.ª edição de Formação de Monitores de Campos de Férias, promovida pela Câmara Municipal de Setúbal, em parceria com o Instituto de Emprego e Formação Profissional, organizaram um acampamento simulado, o Acampamento.m28.

De boné ou chapéu, sweatshirts, calças de fato de treino e ténis, começaram a chegar ao campo no dia 30 de manhã. A chuva não deu tréguas durante umas horas, o que dificultou o trabalho dos jovens para o teste prático da Formação de Monitores de Campos de Férias.

Nem só de tendas se fez este acampamento. Durante os dois dias, muitas das atividades estiveram relacionadas com regras de segurança e normas de higiene. Houve também preparação de refeições, como espetadas de carne com ananás e ovos estrelados.

O vereador da Juventude, Pedro Pina, não faltou e deixou palavras de satisfação pela dinamização da iniciativa, que incluiu ainda a apanha de pinhas, paus e troncos para a feitura de uma fogueira.

“O balanço foi bastante positivo. No geral, os participantes disseram que a formação superou as expectativas”, revelou Catarina Pinote, da Divisão de Juventude da Câmara Municipal de Setúbal.

Durante o curso, que teve início a 26 de janeiro, em datas pontuais, ao fim de semana, os jovens formandos, com idades entre os 19 e os 29 anos e o 9.º ano de escolaridade concluído, aprenderam ferramentas e competências de organização, gestão e acompanhamento de campos de férias.

No final, o objetivo é que os novos formadores estejam aptos para atuar em campos de férias, saibam interpretar a legislação em vigor e identificar programas em colónias de férias, bem como animar, coordenar, conceber e implementar projetos pedagógicos e de animação.

A sensibilização na abordagem à criança e ao jovem com deficiência foi igualmente um dos temas em questão durante o curso, desenvolvido no âmbito do m@rço.28, programa municipal que celebra localmente o Mês da Juventude, com iniciativas em vários espaços e equipamentos de Setúbal.