23° Parcialmente nublado
Estacionamento em Monte Belo Norte

A Junta de Freguesia de S. Sebastião (JFSS) colaborou com a Câmara Municipal para a criação de um novo parque de estacionamento numa obsoleta área pedonal na Praceta Afonso Paiva, em Monte Belo Norte.


 O parque de estacionamento, com cerca de 30 lugares para automóveis, é a primeira medida que resulta do trabalho conjunto entre uma comissão de moradores do bairro, a Câmara Municipal e a JFSS, com vista a apaziguar o problema da falta de estacionamento na zona.

A localização deste parqueamento foi proposta pelos próprios moradores que consideraram aquela área pedonal pouco útil, comparativamente com a necessidade de estacionamento que estes 30 lugares vieram ajudar a mitigar.

A JFSS procedeu à remoção do mobiliário urbano existente (bancos), transplantou uma árvore para construir uma rampa de acesso e fechou todas as caldeiras com pavê. Aos serviços municipais coube a marcação dos lugares e a colocação de sinalização.

Esta ação permitiu criar um parque legal que, ao ordenar o estacionamento, resolveu alguns problemas de mobilidade pedonal causados por automóveis estacionados em locais inapropriados que impediam ou dificultavam a passagem de peões.

De salientar que as questões relativas às necessidades de estacionamento, e não só, continuam a ser resolvidas entre os moradores e as autarquias, estando já em marcha a criação de mais uma solução de estacionamento, num terreno existente na Rua das Caravelas, junto ao depósito de gás.