23° Parcialmente nublado

Uma cerimónia comemorativa dos 50 anos da inauguração do monumento ao poeta setubalense António Maria Eusébio, mais conhecido por Calafate, realiza-se no dia 29, às 16h00, no Parque do Bonfim.


A iniciativa, promovida pelo Rotary Club de Setúbal, com o apoio da Câmara Municipal, integra as comemorações do bicentenário do nascimento de António Maria Eusébio, com um programa de atividades que decorre até dezembro do próximo ano, destinado a evocar a figura do carismático poeta popular.

As comemorações resultam de um trabalho em parceria da Câmara Municipal de Setúbal, do Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal, do Arquivo Distrital de Setúbal, da Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão, da Casa da Poesia, do Centro de Estudos Bocageanos, do Rotary Club de Setúbal e da Universidade Sénior de Setúbal.

O programa comemorativo iniciou-se no dia 3 com o lançamento no sítio da internet do Arquivo Distrital de Setúbal do registo de batismo de António Maria Eusébio, acompanhado da transcrição paleográfica do mesmo.

No dia 29 realiza-se a cerimónia comemorativa dos 50 anos da inauguração do monumento a António Maria Eusébio, da autoria do arquiteto Castro Lobo, oferecido à cidade, em 1968, pelo Rotary Club de Setúbal.

O evento, que tem lugar junto do monumento localizado no Parque do Bonfim, às 16h00, inclui a leitura dramatizada de poemas de Calafate e um momento musical dinamizados pelo ator José Nobre.

As comemorações do bicentenário do nascimento de António Maria Eusébio, que viveu entre 1819 e 1911, incluem, ao longo de 2019, a realização de um novo Concurso de Poesia Popular, exposições, atuações musicais, conferências, apresentação de livros, poesia e performances cénicas.

António Maria Eusébio, calafate de profissão, foi um carismático autor popular, que, embora simples e iletrado, relatou em poemas e cantigas a evolução do burgo setubalense na transição do século XIX para o século XX.