Bairro da Bela Vista

Os moradores do território da Bela Vista exigem mais rigor nas notícias divulgadas pelos meios de comunicação social e cobertura das iniciativas positivas que se realizam no âmbito do programa municipal Nosso Bairro, Nossa Cidade


Em reunião realizada no final da semana passada, os moradores do território da Bela Vista, eleitos no âmbito do programa municipal implementado desde 2012, emitiram um comunicado no qual manifestam “profundo pesar” pelos acontecimentos ocorridos no dia 30 de abril em Setúbal e que resultaram na morte de quatro pessoas.

Na sequência desta situação, denunciam a forma como “alguns órgãos de comunicação social têm contribuído, reiteradamente, para o reforço da imagem negativa” dos bairros de habitação pública da zona da Bela Vista, ao transmitirem “uma localização geográfica errada e que não corresponde ao local onde os factos ocorreram”.

Em comunicado, os cidadãos ressalvam o facto de parte da informação transmitida na sequência dos acontecimentos da manhã de dia 30 de abril ter sido “retificada após a intervenção dos moradores do território da Bela Vista junto dos repórteres que se encontravam no local”.

Além disso, é de notar que “houve ainda outros órgãos que durante a emissão sempre transmitiram corretamente os factos”.

Os moradores alertam que quando se identifica erradamente o local de um crime, e quando esse erro se reporta a um bairro de habitação pública, “geram-se impactes significativamente negativos” na vida de toda a comunidade, o que “contribui para a generalização da criminalização da pobreza”.

A disseminação de falsas informações associadas a crimes “causam pânico, medo, desconfiança, insegurança e estigmatização entre os cidadãos” e contribuem para criar “uma imagem negativa que prejudica a reputação da zona da Bela Vista e dos seus moradores, dificultando o acesso a recursos e serviços, nomeadamente à educação, saúde e emprego”.

Além de exigirem à comunicação social “maior rigor nas notícias produzidas”, os moradores pedem que sejam dedicados “os mesmos meios e atenção à cobertura das iniciativas positivas que acontecem quotidianamente nos bairros da zona da Bela Vista”, no âmbito do programa Nosso Bairro, Nossa Cidade.

Este território, premiado internacionalmente por uma prática de participação cidadã, possui “uma vida coletiva e comunitária vibrante associada a um movimento de moradores democrático”, pelo que os cidadãos convidam os órgãos de comunicação social “a melhorarem o conhecimento sobre a vivência dos bairros da zona da Bela Vista e sobre o Programa Nosso Bairro, Nossa Cidade”.