As notas quentes de carvalho e o toque adocicado característico da uva moscatel marcam o Real Gin Moscatel, a mais recente aposta da destilaria de Pegões, que, na apresentação, despertou a curiosidade de mais de uma centena de pessoas.

A sessão, com a participação do vereador da Câmara Municipal de Setúbal Ricardo Oliveira, foi conduzida por Luís Fava, proprietário da DestilReal, e pelo comercial João Ferraria, que revelaram alguns dos segredos da nova bebida da gama Real Gin.

O Real Gin Moscatel, adiantou o empresário, é envelhecido durante quatro meses em barricas de carvalho onde estagia o Moscatel de Setúbal da Adega de Pegões, para apurar o sabor do moscatel e também um pouco da madeira de carvalho.

Na apresentação, Luís Fava, um dos quatro sócios da destilaria, juntamente com Alexandre Fava, Jacinto Policarpo e Raquel Varela, explicou que na etapa final de envelhecimento é feita uma infusão de uva moscatel diretamente nas barricas.

O gin, produzido com álcool nacional e a partir da infusão de 13 botânicos, entre os quais a laranja, o limão e o pêssego, procura ser um produto diferenciador no mercado dos gins e, em simultâneo, valorizar e refletir a identidade da região.

A sessão incluiu ainda apresentações sobre a história do Real Gin e da destilaria DestilReal, uma ação subordinada às temáticas de botânicos e aromatização, a par de uma prova de degustação para os participantes da iniciativa.

O Real Gin Moscatel é o segundo da gama Real Gin, marca que desde o lançamento no mercado, em 2016, já conquistou vários distinções, incluindo medalhas de ouro e prata em concursos internacionais e prémios para o design da garrafa e rótulo.

A apresentação da bebida, organizada pela DestilReal em parceria com a autarquia, estreou o programa mensal de eventos de promoção da Loja de Produtos Regionais da Casa da Baía, na qual consta o recente Real Gin Moscatel.