A impossibilidade de apresentar a mostra no período inicialmente previsto, de 2 a 28 de fevereiro, obrigou a agendar nova data, de 3 a 31 de março, no Espaço Ilustração da Casa da Cultura.

Pranchas, tiras e vinhetas com características próprias da cultura japonesa podem ser apreciados numa mostra que reúne autores clássicos e contemporâneos inovadores, reconhecidos pelo contributo que deram à arte da banda desenhada.

A coleção “Tsuru”, das Edições Devir, inspirada na ave Grus japonensis, o grou da Manchúria, símbolo de permanência e longevidade, traz a Setúbal os livros “O Homem que passeia”, de Jiro Taniguchi, e “NonNonBa”, de Shigeru Nizuki.

A obra de Taniguchi assenta na sua experiência pessoal e na atenta observação dos seus semelhantes e do quotidiano, com livros profundamente humanos nas histórias que narram e traduzem uma ligação muito forte e respeitosa com a natureza e os animais.

Em “O Homem que passeia”, Taniguchi relata a história de um homem que contempla os subúrbios da sua cidade, caminhando devagar e observando atento até as pequenas coisas.

Quanto a Mizuki, adaptou várias das suas obras a “animé”, género de desenhos animados de origem japonesa, e também escreveu romances de terror, livros sobre o fantástico no folclore nipónico e uma enciclopédia dedicada aos monstros e espíritos presentes na sua obra.

Em “NonNonBa”, relata a infância de um rapaz oriundo de uma família modesta que constrói uma amizade com uma velha senhora, que o inicia no mundo dos Yokai, entidades sobrenaturais do folclore japonês.

A mostra “Tsuru”, organizada pelas Edições Devir em parceira com a Câmara Municipal de Setúbal, também com livros disponíveis para venda, pode ser visitada no Espaço Ilustração da Casa da Cultura, de terça a quinta-feira das 10h00 às 24h00, às sextas-feiras e aos sábados das 10h00 às 01h00 e aos domingos das 10h00 às 20h00.