Festival A Colina - Panda Bear

“A Colina”, nome de um novo festival de música e artes plásticas inovadoras, com concertos em vários locais da cidade de Setúbal e uma exposição coletiva, realiza-se entre os dias 28 e 30 de novembro.


Esta é a edição piloto do festival, organizado pelo Coletivo Colinas, em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal, através do qual se procura uma abordagem diferente para se apreciar artes plásticas e música.

O evento, que tem como fio condutor descentralizar, incluir e unir, valoriza a relação entre a cultura, o espaço e as pessoas, através da conjugação da performance do artista com as instalações onde a mesma se desenvolve.

A programação de A Colina 2019 arranca no dia 28, às 22h00, na Casa da Cultura, com a exibição da vídeo-instalação “Décors”, de Miguel Tavares, musicada por “trash CAN”.

Segue-se, uma hora depois, a atuação de Ben Yosei, projeto do cantautor folk Rafael Trindade, também conhecido como Sanatur a Deo, que cruza a lírica intimista com um instrumental eletrónico, ora pesado e abrasivo, ora melodioso e etéreo.

Ambos os espetáculos são de entrada livre.

O programa do festival A Colina prossegue no dia 29, às 22h30, na Capricho Setubalense, com atuações de hip hop, pelo projeto Tradição e pelo cabo-verdiano NeJah, que traz a Setúbal hip hop crioulo. A noite na Capricho termina com um DJ set por DJ Music, ou seja, Leonardo Bindilatti.

A festa passa, a partir da 01h30, para o Beats Club, na Travessa da Anunciada, com atuações dos DJ’s N.K, Proc Fiskal e Luar Domatrix.

Os bilhetes para estes espetáculos têm o custo de três euros, cada um, ou de cinco euros, para o conjunto dos dois.

O último dia do evento, 30, encerra com uma exposição de artes plásticas dos artistas Alexandre Estrela, Elisa Azevedo, Miguel Soares, Pedro Tavares e Rudi Brito, patente no Forte de Papel, designação dada pela organização aos antigos Armazéns Papéis do Sado.

A mostra pode ser visitada apenas neste dia, abre às 15h00 e encerra quando terminarem os espetáculos previstos para o Forte de Papel.

Também no Forte de Papel, às 17h00, tem início uma performance musical coletiva por Maria Reis, Gabriel Ferrandini, Pedro Sousa, Luar Domatrix e André Cepeda, que mistura free jazz e experimentação eletrónica, numa aliança entre o som e a imagem.

A música angelical e etérea da jovem artista francesa Malibu invade o Forte de Papel a partir das 22h00, a que se segue, uma hora depois, a música eletrónica de Simão Simões.

A terminar a noite, assim como a edição zero do festival A Colina, Noah Lennox, mais conhecido como Panda Bear, membro fundador dos Animal Collective, apresenta-se pela primeira vez em Setúbal com temas dos trabalhos que editou a solo, como “Person Pitch” e “Buoys”.

Os ingressos para as iniciativas de dia 30 têm o custo de 10 euros.

O passe, que permite o acesso a todos os eventos do festival A Colina, pode ser reservado pelo endereço tickets@acolina.pt e adquirido na Casa da Cultura por 10 euros. As reservas para os espetáculos devem ser feitas através do correio eletrónico casacultura@mun-setubal.pt.

Mais informações sobre o festival podem ser consultadas em www.acolina.pt e nas páginas de Instagram e de Facebook do Coletivo Colinas.