Destino das Fadas | exposição na Biblioteca

A Biblioteca Pública Municipal de Setúbal apresenta, ao longo de julho, uma exposição biobibliográfica dedicada à vida e obra da professora e escritora Matilde Rosa Araújo.


“O Destino das Fadas” agrega mais de uma dezena de livros de contos e poesia para crianças de Matilde Rosa Araújo, colocados em duas vitrines criadas para o efeito, entre eles “A Infância Lembrada”, “Os Quatro Irmãos”, “História de um Rapaz” e “O Cantar da Tila”.

A mostra reúne, ainda, diversos painéis de grande formato com alguns dos poemas da autora, cedidos pela Sociedade Portuguesa de Autores.

A exposição, realizada no âmbito do projeto municipal “Autor do Mês”, pode ser visitada até dia 30 de julho, no horário de verão da Biblioteca, de segunda a sexta-feira das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

Matilde Rosa Araújo, nascida em 1921 e falecida em 2010, licenciada em Filologia Românica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, foi professora do ensino técnico profissional e do primeiro curso de Literatura para a Infância, na Escola do Magistério Primário, em Lisboa.

Em 1980, recebeu o Grande Prémio de Literatura para Crianças, da Fundação Calouste Gulbenkian, e o prémio para o melhor livro infantil, pela mesma fundação, em 1996, pela obra “Fadas Verdes”.

Matilde Rosa Araújo recebeu, igualmente, o grau de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique em 2003 e, em maio de 2004, foi distinguida com o Prémio Carreira, da Sociedade Portuguesa de Autores.