Frederico Corado conduziu visita à Casa das Imagens

Documentos, fotografias e objetos relacionados com o percurso de vida de Lauro António fazem parte de uma exposição, inaugurada na tarde de 24 de setembro na Casa das Imagens, de homenagem da Câmara Municipal de Setúbal ao cineasta e crítico cinematográfico.


“Lauro António. Os primeiros anos”, organizada pela Câmara Municipal de Setúbal, evoca as memórias da infância e da adolescência do cineasta até aos 15 anos, numa homenagem por ocasião da celebração do 80.º aniversário do seu nascimento.

Nascido a 18 de agosto de 1942, em Lisboa, Lauro António teve um percurso marcado pelo amor ao cinema e à escrita que começou nos primeiros anos de vida, quando a família residia em Portalegre.

Com apenas 11 anos, já escrevia para jornais portalegrenses e alguns desses artigos, publicados no jornal “A Rabeca”, são partilhados na mostra “Lauro António. Os primeiros anos”, a qual contou, na inauguração, com a participação do filho Frederico Corado, de Tito Lívio e de outros amigos do cineasta.

Uma caderneta escolar e uma régua assinada, recortes de jornal com indicações manuscritas da avó materna com sugestões de leitura, duas pinturas do pai Lauro Corado, uma das quais se encontrava no quarto de Lauro António, e o livro “Príncipe com orelhas de burro”, oferecido pelo escritor José Régio em troca de um quadro que desenhou quando era jovem, são outros objetos em exposição.

A mostra, integrada nas Comemorações Bocagianas 2022, está patente até 21 de janeiro na Casa das Imagens Lauro António, onde pode ser visitada gratuitamente de terça a sexta-feira das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 e aos sábados das 14h00 às 18h00.

A par da exposição, realiza-se entre 12 de novembro e 21 de janeiro um ciclo de cinema com a exibição de alguns dos filmes que mais marcaram a vida de Lauro António.

Em novembro são exibidos, a 12, “Bambi”, o primeiro filme visto pelo cineasta quando era criança, a 19, “Ladrões de bicicletas”, e a 26 “O tesouro da Sierra Madre”.

Já a obra “Os sapatos vermelhos” é exibida 17 de dezembro.

O mês de janeiro reserva, a 7, “A costela de Adão”, a 14, “O terceiro homem”, e, a 21, “Rio Grande”.

As sessões, sempre com início às 15h00, têm entrada gratuita mediante reserva pelos contactos 969 754 116 e casadasimagens@mun-setubal.pt.