André Martins, presidente da Câmara Municipal, e Paulo Mascarenhas, presidente do Moto Clube de Setúbal, no 25.º aniversário da coletividade.

O presidente da Câmara Municipal, André Martins, anunciou em 20 de agosto, nas comemorações do 25.º aniversário do Moto Clube de Setúbal, a criação da muito desejada sede para a coletividade.


“O Moto Clube de Setúbal já sabe onde é que vai ser a sua nova sede e as condições para poder, no próximo ano, começar a construí-la”, indicou o autarca, no Largo José Afonso, afirmando que, para si, enquanto presidente da Câmara, era “uma honra” ter “o privilégio de estar com o Moto Clube e com todas as outras coletividades, para que Setúbal continue a ser uma cidade e um concelho de referência”.

O presidente do Moto Clube de Setúbal, Paulo Mascarenhas, agradeceu a André Martins, à Câmara Municipal e às juntas de freguesia, admitindo que a construção de uma nova sede “era o sonho de uma vida”, para que a instituição melhore as condições de funcionamento e reduza os encargos.

André Martins adiantou que “há cerca de um ano” estabeleceu “um compromisso” com os dirigentes do Moto Clube de Setúbal, que “há muitos anos” ambicionavam ter uma nova sede, tendo sido fixado “desde o início deste mandato autárquico” o objetivo de encontrar espaços nos quais algumas associações, organizações e coletividades “possam, com novas condições de instalação, desenvolver melhor a sua atividade”.

O autarca, que entregou um busto de Bocage ao presidente do Moto Clube de Setúbal, afirmou que a instituição “tem uma vida enorme” e promove “uma diversidade de iniciativas” que envolvem e mobilizam a população da cidade de Setúbal, incluindo na vertente social. “Temos de saudar esta organização e de agradecer-lhe pelo trabalho que desenvolve, em particular nesta componente.”

O presidente do município recordou que este ano a autarquia atribuiu ao Moto Clube de Setúbal, pela passagem do 25.º aniversário, “a mais alta homenagem que a cidade tem”, a Medalha de Honra, que é entregue em 15 de setembro, “dia da cidade e dia do poeta maior, Bocage”.

André Martins considerou que esta distinção “é bem a demonstração do apreço que o poder local, a Câmara Municipal, as freguesias e a população em geral têm pelo trabalho, pela dedicação, pela forma de intervir na sociedade desta organização, desta coletividade”, comprovando-se que “o movimento associativo é uma peça fundamental” para a dinamização da sociedade e o envolvimento das pessoas.

Numa cerimónia com contou com a presença de representantes da União das Freguesias de Setúbal e da Junta de Freguesia de São Sebastião, André Martins sustentou que Setúbal “já hoje é uma referência”, mas apontou o objetivo de que “seja cada vez mais referência” para quem visita a cidade e para que todos tenham “muito orgulho de viver em Setúbal e de ser setubalenses”.

Além das tradicionais tasquinhas de petiscos e bebidas e stands de merchandising, os festejos do 25.º aniversário do Moto Clube de Setúbal, durante a tarde e a noite de 20 de agosto no Largo José Afonso, incluíram concertos, com os Raio X e os Dados Viciados, um espetáculo de burlesco com Manu De La Roche e demonstrações de freestyle com o motard Humberto Ribeiro.