Pilotos portugueses desfrutaram da paisagem, passearam e conheceram o património da cidade ao volante de diferentes modelos de carros, dos modernos aos clássicos, como o Lancia Y10 Martini, de 1992, e o Morris Minor 1000, de 1958, ou ainda o Porsche 911 SC, de 1984.

Antes de se fazerem à estrada para o início do “Rali Cidade de Setúbal – Concentração Turística”, organizado pelo Clube de Motorismo de Setúbal, com o apoio da Câmara Municipal, os concorrentes receberam um itinerário descritivo e uma carta de controlo, com indicação da hora de partida e localização dos controlos de passagem e do local de chegada.

A Avenida Luísa Todi foi o ponto de partida, às 10h00, desta prova desportiva, integrada no calendário de Cidade Europeia do Desporto 2016, com apoios igualmente da KIA, do Clube do Peixe e de Portugal Motorsport.

Durante seis horas, 49 pilotos, acompanhados de navegadores, passaram por locais como Moinho de Maré da Mourisca, Azeitão, Outão, Serra da Arrábida e Figueirinha, numa média de velocidade de 45 quilómetros por hora.

Às quatro horas da tarde, o percurso estava cumprido, com chegada à Avenida Luísa Todi. Dali, partiram para o parque de estacionamento junto do Cais 3 do Porto de Setúbal para um concurso complementar de maneabilidade, repleto de driftings, com muitas curvas feitas em derrapagem.

Esta prova de destreza, que os pilotos tentaram completar o mais depressa que conseguiram, deu direito a prémios, entregues num jantar de encerramento, em Azeitão.

Um Opel Kadett 1.9 GTE, de 1976, pilotado por Jorge Antunes, acompanhado de Máximo Antunes, foi o carro mais rápido, com 29 segundos e 15 centésimos.

A dupla Rui Cordeiro e Ana Silveira, com um Peugeot 205, de 1990, gastou 31,56 segundos, alcançando, assim, o segundo lugar. Já um Datsun 1200, de 1973, dos irmãos Jorge e João Azevedo, ficou no terceiro posto, com 33,54s.