Motos, motos e ainda mais motos. Altas, baixas, discretas, exuberantes, acabadas de sair das oficinas ou com milhares de quilómetros de estrada. Motos para todos os gostos e feitios. E, principalmente, muitas Harley-Davidson, a marca dominante entre os adeptos das duas rodas apaixonados por modelos que guardam muito pouco das configurações originais de fábrica.

Esta foi apenas a terceira edição do Setúbal Custom Weekend, certame que conquistou em igual número de anos um lugar de destaque entre os aficionados, simpatizantes ou meros curiosos do mundo motard.

O programa reparte-se por dois dias. Uma festa de boas-vindas, a 29, à noite, no bar Taifa, serviu, entre outros objetivos, de receção aos expositores que participariam no certame que ocupou dia 30 boa parte da longa Avenida José Mourinho, na frente ribeirinha da cidade de Setúbal, defronte à Praia da Saúde.

Ainda dia 30, de manhã, centenas de motards desfilaram pela cidade num passeio com dois destinos. Um grupo seguiu de ferry boat para Troia, enquanto outro visitou o Moinho de Maré da Mourisca, na Reserva Natural do Estuário do Sado.

Os números não dizem tudo, mas ajudam a compreender melhor a dimensão do jovem evento. Um total de 75 expositores marcou presença no certame, distribuindo-se ao longo de 500 metros da Avenida José Mourinho.

O grupo de expositores incluiu representações de marcas, algumas das mais conceituadas oficinas portuguesas da atualidade dedicadas à alteração e personalização de motos, artesãos e pintores da especialidade, moto clubes, roupa e até barbeiros.

No global, 30 mil pessoas visitaram o evento, estimando-se que no pico de maior afluência de visitantes, entre as 16h00 e as 17h00, estariam no recinto cerca de 10 mil adeptos das duas rodas. 

A experiência de um visitante do Setúbal Custom Weekend funde-se entre uma feira de exposição de motos e uma concentração motard, sendo de perder de vista as motos pessoais que estacionaram na área do certame.

Carlos Magalhães veio de Lisboa intencionalmente para ficar a conhecer o Custom Weekend. “Falaram-me das edições anteriores e este ano tinha de vir ver como é realmente. Está um ambiente ainda melhor do que imaginava.”

O motard, que fez a viagem entre cidades na sua Honda Shadow, de 1999, tem dificuldade em explicar o estilo de vida de um amante das motos. “Há um autocolante, daqueles de piadas para colar em carros e motos, que diz: ‘Se me pedires para explicar, provavelmente não irás perceber.’ É difícil descrever este tipo de ambiente. É a paixão por arte em duas rodas e uma cultura muito própria”, esforça-se.

O êxito da organização setubalense levou a que a Harley-Davidson se associe ao evento como principal patrocinadora, garantindo esse estatuto já para as próximas três edições, e decidiu fazer de Setúbal, neste dia 30, o palco da apresentação oficial dos novos modelos de 2018.

O Setúbal Custom Weekend, organizado pelo Harley Riders Setúbal, grupo responsável pela criação da iniciativa, em conjunto com a Câmara Municipal, incluiu várias atividades paralelas, como um concurso de personalização de motos, o Backyard Builders, que atribuiu o primeiro lugar a Ricardo Nunes, responsável pela customização de uma Harley-Davidson Dyna, de 1994.

A edição de 2018 do evento, a quarta, já tem data marcada para 29 de setembro.

 

Documentos Relacionados

Cravo. 25 de Abril

COMEMORAÇÕES DO 25 DE ABRIL

TRANSMISSÃO EM DIRETO
DA SESSÃO SOLENE DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL

25 de Abril . 10h00 . Fórum Municipal Luísa Todi

Cravo. 25 de Abril