O Setúbal Custom Weekend, um dos maiores eventos da Península Ibérica dedicado à transformação de motos, atraiu, nos dias 16 e 17, à zona ribeirinha da cidade, motociclistas de todos os pontos do país e admiradores destes veículos.


A sexta edição do certame, realizada na Avenida José Mourinho, contou, ao longo de dois dias, com muitos atrativos para os visitantes, incluindo concursos de customização de capacetes e motos, expositores, trabalhos ao vivo, concertos, um passeio pela Serra da Arrábida e o sorteio de uma Harley-Davidson.

De acordo com Raul Alexandre, da Harley Riders Setúbal, organizadora do certame em parceria com a Câmara Municipal, este Setúbal Custom Weekend registou “um aumento exponencial de visitantes” em relação à edição de 2019.

“Este aumento deve-se, sobretudo, à qualidade e reputação do evento e ao facto de se realizar numa altura pós-pandemia, em que as pessoas estavam desejosas de sair para a rua”, assinala Raul Alexandre.

Nos mais de cem expositores estiveram representadas marcas e algumas das mais conceituadas oficinas portuguesas da atualidade dedicadas à alteração e personalização de motos.

A noite de dia 16 foi, segundo a organização, o “ponto alto” do Setúbal Custom Weekend, com fogo de artifício e um espetáculo irreverente pela companhia Custom Circus, num palco criado propositadamente para o certame na Praia da Saúde.

O evento, de entrada livre, ofereceu ainda outros conjuntos de atuações musicais nos dois dias, como são os casos das bandas Gaijas, The Wine-a-Billy Rollers e Seattle, no dia 16, e The Black Owl e Funkalicious, a 17.

Outro dos destaques deste ano foi a atribuição de uma Harley Davidson Iron 883, com zero quilómetros, seguro por um ano e personalização de Pitta Design e de Cramalheira, cuja participação foi feita mediante um donativo no valor de 15 euros à Associação Save The Custom Culture e que incluiu a oferta de uma t-shirt.

O vereador da Cultura, Desporto, Direitos Sociais e Juventude da Câmara Municipal de Setúbal, Pedro Pina, marcou presença na cerimónia de entrega da viatura.

Motivo de interesse foi também o “Custom Ride”, desfile com a participação de quinhentas motos, com passagem pelo centro da cidade e pela Serra da Arrábida.

Esta edição incluiu, ainda, stands em que, entre outros atrativos, era possível ver alguns dos novos modelos de Harley-Davidson.

À imagem de anos anteriores, a solidariedade manteve-se na edição deste ano, através da atribuição de um cheque de 500 euros à APPDA-Setúbal, associação promotora do desenvolvimento, a educação, a integração social e a participação na vida ativa das pessoas com Perturbações do Espectro do Autismo.

O valor foi conseguido através de um concurso de personalização de t-shirts.

A Associação Careca Power, de auxílio a doentes e sobreviventes de cancro, também marcou presença no evento com stand próprio.