Água - eficiência Hídrica

Os municípios da Associação Intermunicipal da Água da Região de Setúbal, em declaração conjunta, reclamam mais financiamento para a qualificação dos serviços de águas e proteção de recursos hídricos, os quais são promotores de sustentabilidade ambiental e desenvolvimento socioeconómico.


A declaração conjunta da Associação Intermunicipal da Água da Região de Setúbal, da qual a Câmara Municipal de Setúbal faz parte juntamente com os municípios de Alcochete, Almada, Barreiro, Moita, Palmela, Seixal e Sesimbra, foi divulgada ontem, por ocasião das comemorações do Dia Nacional da Água.

No documento, os municípios “reclamam a disponibilidade de meios para prosseguir na qualificação dos seus serviços de águas e na proteção dos seus recursos hídricos, propondo-se, por esta via, ser agentes do desenvolvimento social e da recuperação económica”.

Os municípios afirmam que, atualmente, é “indissociável o progresso social e económico de um uso regenerativo dos recursos”, contribuindo para este objetivo um conjunto de “políticas públicas com vista à proteção dos recursos hídricos e ao aprofundamento da eficiência da gestão dos serviços de águas”.

Mais do que estratégias e projetos, vincam que têm “capacidade de concretização” e, por isso, exigem “o incremento significativo do financiamento a disponibilizar”, como aquele “com origem nos instrumentos financeiros da União Europeia, agora reforçados com o Mecanismo de Recuperação e Resiliência a vigorar entre 2021-2026”.

Neste sentido, vincam, a renovação das redes de distribuição, a reformulação a médio-longo prazo da exploração do Aquífero Tejo-Sado e a incorporação de tecnologia são indispensáveis “ao sucesso do projeto de desenvolvimento regional, que, naturalmente, se propõe contribuir para o progresso do país”.

A Associação Intermunicipal da Água da Região de Setúbal, entre outros, alerta ainda que a atual crise sanitária coloca “inúmeros desafios”, não só no que respeita à saúde pública, mas também de “ordem produtiva e social, entre elas garantir que o abastecimento de água se continuava a fazer sem perturbações”.

A declaração conjunta dos municípios da Associação Intermunicipal da Água da Região de Setúbal pode ser consultada aqui.

 

Documentos Relacionados