O mural, com cerca de vinte metros de altura, é uma reprodução, com apontamentos de interpretação artística, de uma fotografia com sensivelmente oitenta anos, em que o antigo fotógrafo setubalense Américo Ribeiro retratou um menino a vender pássaros na rua.

O “Rapaz dos Pássaros”, pintado em março do ano passado, ao longo de nove dias, pode ser visto a várias centenas de metros de distância. Elaborado numa técnica mista de pintura de rolo e de graffiti, é quase todo a preto e branco, com exceção das aves, coloridas a graffiti.

O trabalho do street artist português, criado no âmbito do projeto “Arte em Toda a Parte”, desenvolvido pela Immochan em parceria com a Câmara Municipal, no âmbito da construção do centro comercial Alegro Setúbal, foi distinguido pelo movimento “I Support Street Art”.

A página www.isupportstreetart.com divulga os melhores murais executados em 2014, com trabalhos em países como Porto Rico, Argentina, México, Estados Unidos da América, Canadá, Polónia, Reino Unido, Grécia, Suíça, Espanha, Itália, Marrocos e África do Sul.

O movimento “I Support Street Art”, criado em 2010 na rede social Facebook, tem como objetivo apoiar o trabalho de street artists, dos mais conceituados aos anónimos, e promover o graffiti como arte de expressão urbana em galerias ao ar livre visitadas por milhões de pessoas.