Mural Encontro pela Paz | Fontainhas

Um novo mural de arte urbana, pintado na zona das Fontainhas, partilha com o mundo uma mensagem de paz que alerta para a importância de promover uma harmonia entre a vida humana e o respeito pela natureza.


Representações de fauna e flora entre figuras humanas saltam à vista no mural que está a ser pintado, desde o dia 7 de maio, pela artista espanhola Elena González, em colaboração com o realizador setubalense Pedro Estevão Semedo, numa iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Setúbal.

“É a partilha de uma mensagem de paz e de felicidade de Setúbal para o mundo”, exaltou a presidente da Câmara Municipal, Maria das Dores Meira, em visita ao novo mural de arte urbana na zona das Fontainhas, criado no âmbito do Encontro pela Paz, a realizar na cidade a 5 de junho.

O mural, com cerca de oito metros de altura e quinze metros de comprimento, cuja execução fica concluída ao longo do dia de hoje, está pintado, com a devida autorização, na empena de uma propriedade privada, localizada na Estrada da Graça, no sopé do Jardim Multissensorial das Energias.

A criação deste mural surgiu da convergência de oportunidades. A artista espanhola está de visita a Setúbal e tinha vontade de deixar a sua marca na cidade. A autarquia, através da Divisão da Juventude, está a promover um conjunto de iniciativas para promover o Encontro pela Paz.

O projeto estava previamente definido e, escolhida a tela para receber a criação na cidade, a ilustradora e muralista Elena González, colocou mãos à obra para executar as suas criações personalidades e repleta de cor naquele que é o maior e o primeiro mural de arte urbana realizado no estrangeiro.

“Frequentemente a flora e a fauna são desrespeitadas pelos humanos através dos seus hábitos”, adverte a artista.

Assim, reforça a jovem de 32 anos, a mensagem passa por “relembrar todos que temos que cuidar do planeta Terra e procurar a sua harmonia, para que nós próprios encontremos a nossa”.

Sobre o mural, descreve-o como “algo com humanos e não humanos a viver em harmonia entre plantas”. Os animais e as plantas são representados maiores que os humanos porque a artista almeja “um mundo fantástico e utópico, onde todos os seres têm a mesma importância e onde nenhum humano explora outro ser, humano ou não”.

Elena González, natural de Salamanca e a viver em Madrid, que se apresenta na criação artística com a assinatura Ele.Zissou, reforça o alerta. “O amanhã está quase aí, mas ainda há tempo. E o agora é uma oportunidade para encarar o futuro do ambiente com uma visão positiva e comprometida.”

O novo mural na zona das Fontainhas, cuja execução contou com vários apoios e está enquadrada no âmbito do projeto municipal Setúbal Mais Bonita, materializa mais um “contributo para o embelezamento urbano da cidade”, constituindo, em simultâneo, “uma mais-valia do ponto de vista de atração turística”, afirma a presidente do município.

A autarca anunciou que a zona envolvente ao mural recebe, em breve, renovada atratividade. “A artista internacional vai voltar a Setúbal para executar um novo trabalho de arte urbana, com o objetivo de tornar este local mais aprazível.”

Além da presidente da Câmara Municipal de Setúbal, participaram na visita realizada na manhã de dia 11 de maio os vereadores da autarquia Pedro Pina e Ricardo Oliveira.