A apresentação de “As fotografias e a descrição formal, o Américo Ribeiro visto da atualidade”, do Centro de Memórias do Museu do Trabalho Michel Giacometti, neste espaço, às 15h00, seguida do documento visual “A Memória no Presente: as pessoas e os discursos do Centro de Memórias do MTMG” integram as celebrações.

Este museu funciona gratuitamente no dia 18, com horário alargado, para visitas às exposições permanentes “Ao Encontro do Povo”, “Indústria Conserveira: Da lota à lata” e “Mercearia Liberdade”.

Na Casa Bocage, às 21h00, realiza-se uma palestra sobre “Fotografia Antiga e História Local, o caso de Coimbra”, por Alexandre Ramires, a que se segue, às 22h00, uma atuação do Grupo de Jograis “U…Tópico”, inspirada na poesia de Bocage. Uma hora depois, há a apresentação do n.º 11 da revista "Nova Águia", sobre o tema “O Mar e a Lusofonia”, por Renato Epifânio.

No mesmo espaço, os visitantes podem ainda conhecer a exposição permanente “As Sete Musas de Bocage” e o Arquivo Fotográfico Américo Ribeiro.

Outra iniciativa do Dia e Noite dos Museus, que se realiza no Museu Sebastião da Gama, em Vila Nogueira de Azeitão, às 21h00, é a inauguração da renovação da exposição permanente sobre a história local, a que se segue a palestra “Geoturismo na Região dos Três Castelos de Sebastião da Gama”, por Paulo Sá Caetano.

Organizada pela Câmara Municipal de Setúbal, a comemoração local da efeméride pretende chamar a atenção do público para a importância dos museus enquanto responsáveis pela preservação da história e cultura da humanidade.

Neste dia todas as iniciativas são de entrada gratuita.