Cerca de 150 pessoas participaram no périplo noturno que uniu, através de uma visita guiada, a Galeria Municipal do Banco de Portugal, a Casa do Corpo Santo, o Museu do Trabalho Michel Giacometti e a Casa Bocage.

Por este motivo, a visita, conduzida pelo chefe do Serviço Municipal de Bibliotecas e Museus, José Luís Catalão, recebeu o título de “Entre Museus”, constituindo-se como uma oportunidade para conhecer, numa única noite, alguns dos principais espaços museológicos locais.

“Muitos setubalenses nunca visitaram os museus da cidade. O facto de se proporcionar uma visita diferente a estes equipamentos e de a noite estar agradável ajudou a que a afluência de visitantes tivesse sido assinalável”, resumiu José Luís Catalão.

Nesta comemoração sadina da Noite Europeia dos Museus, que abre, todos os anos, as portas dos museus de Setúbal em período noturno, além das explicações dadas durante a própria visita guiada, decorreram vários momentos de animação, como rábulas e uma sessão de poesia de Bocage.

Estas animações ficaram a cargo do TAS – Teatro Animação de Setúbal, ajudando a explicar, de uma forma dinâmica e original, algumas das exposições de longa duração que podem ser apreciadas nos museus sadinos.

A Noite dos Museus, de participação gratuita e que contou com a presença do vereador Ricardo Oliveira, incluiu, ainda, a novidade de ter sido transmitida em direto no YouTube, numa parceria desenvolvida em conjunto com o Instituto Politécnico de Setúbal.

A transmissão, a cargo de alunos de Produção Audiovisual da Escola Superior de Educação, passou em direto no canal “municipiodesetubal” e respondeu ao desafio proposto pelo tema deste ano do Dia Internacional dos Museus, “Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”.

Durante o Dia Internacional, criado pelo ICOM – Conselho Internacional dos Museus, os espaços museológicos do concelho estiveram ao longo de todo o dia 18 de portas abertas ao público sem a cobrança de entradas, prática que, de resto, se estendeu à Noite dos Museus, a 19.