Comemorações dos 48 anos do 25 de Abril - Concerto Carlão

A música foi um dos destaques do programa comemorativo dos 48 anos da Revolução dos Cravos com concertos, entre os dias 21 e 25, para diferentes públicos a decorrer em vários locais do concelho.


O músico Carlão deu, no dia 24 à noite, as boas-vindas ao Dia da Liberdade com um concerto que encheu a Praça de Bocage, seguido de uma intervenção do presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins.

Uma arruada musical conduzida pela Dixit Band até à Doca dos Pescadores, onde, às 00h00, houve fogo de artifício e as atuações dos DJ Monchique e Varatojo, completou o programa da noite de 24 para 25 de abril.

Noutro local do concelho, em Azeitão, o dia 25 terminou com música, com um espetáculo dos HMB, banda portuguesa de soul e funk, nomeada por três vezes nos MTV Europe Music Awards.

No final do concerto, realizado no recinto do Mercado Mensal, houve intervenções dos presidentes do município, André Martins, e da Junta de Freguesia de Azeitão, Sónia Paulo, e fogo de artifício.

O programa comemorativo dos 48 anos do 25 de Abril incluiu homenagens a José Afonso em dois concertos realizados no Fórum Municipal Luísa Todi.

No espetáculo “ComTradições”, dia 22, o guitarrista setubalense Renato Sousa partilhou com o público algumas das melodias mais emblemáticas de José Afonso, com arranjos influenciados por vários estilos, do jazz é música clássica, passando pela bossa-nova.

De seguida, o eclético bando de Criatura apresentou o mais recente trabalho “Bem Bonda”, para revisitar a memória popular do território e criar música e arte que nasce de outras formas de olhar, sentir e ser a tradição.

A outra homenagem a José Afonso foi feita, no dia 23, por Francisco Fanhais, João Afonso e a banda filarmónica da Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense.

O espetáculo, dedicado à interpretação do disco “Cantigas do Maio” e à partilha de histórias que envolveram a gravação, contou com a participação especial de Rogério Cardoso Pires, no acompanhamento à guitarra do tema “Cantar Alentejano”.

No mesmo dia, de manhã, os Equinox Quartet, com voz de Beatriz Nunes acompanhada por violino, trompa e piano, interpretaram músicas de intervenção escritas nas décadas de 60 e 70, num concerto realizado na Igreja de jesus, no âmbito do ciclo Convento ConVida.

No reportório apresentado pelo quarteto, com arranjos de José Martins, não faltaram obras icónicas da música portuguesa com temas da autoria de Zeca Afonso, Fausto, Sérgio Godinho e José Mário Branco.

Já no dia 21, realizou-se o espetáculo Grito de Liberdade, no Fórum Luísa Todi, a quarta edição do evento, em que grupos emergentes da cidade foram desafiados a tocar músicas de vários cantautores de música de intervenção com arranjos próprios.

As comemorações da Revolução dos Cravos, organizadas pela Câmara Municipal e pelas juntas de freguesia, com a participação do movimento associativo, integram um projeto mais vasto, intitulado “Venham Mais Vinte e Cincos”, que comemora os 50 anos do 25 de Abril até 2025.

O programa completo das comemorações de 2022 do 25 de Abril pode ser consultado nesta ligação.

 

Documentos Relacionados