A noite de evocação da famosa mezzo-soprano sadina, realizada no Fórum Municipal Luísa Todi começou com a exibição da obra cinematográfica “Todi. A segunda morte de Luísa Aguiar”, filme realizado por Rui Esteves, com textos de Maria João Seixas e interpretação de Laura Soveral, individualidades que marcaram presença no evento.

O documentário ficcionado mostrou o percurso de uma octogenária por Setúbal, Porto e Lisboa, durante 24 horas, no ano de 2008, através do qual é estabelecida uma ponte entre o mundo contemporâneo e a fama que Luísa Todi teve na Europa.

Seguiu-se um concerto do trabalho discográfico “As Árias de Luísa Todi”, dinamizado pela orquestra “Os Músicos do Tejo”, conduzida pelo maestro Marcos Magalhães, numa apresentação em estreia absoluta de uma encenação de obras que a cantora setubalense interpretou no século XVIII.

Mais de duas centenas de pessoas presentes no Fórum Municipal Luísa Todi viram e ouviram a soprano Joana Seara dar voz à encenação de Rui Esteves, a qual contou com a colaboração especial da atriz Laura Soveral.

O evento faz parte do programa comemorativo do Mês da Música, promovido pela Câmara Municipal de Setúbal, com um conjunto de atividades a decorrer ao longo de outubro em vários espaços e equipamentos culturais da cidade.