17.ª Festanima - abertura

O cantor setubalense Toy é cabeça de cartaz da Festanima, festa do movimento associativo da freguesia de São Sebastião, que decorre nas Escarpas de Santos Nicolau entre os dias 15 e 24, após dois anos de interregno devido à pandemia.


Música, gastronomia, exposições, mostra de atividades desenvolvidas pelo movimento associativo, divertimentos e um espetáculo de fogo de artifício no último dia são atrativos da 18.ª edição do certame, organizado pela Junta de Freguesia de São Sebastião com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal.

A Festanima proporciona dez dias de animação num local com vista privilegiada para o rio Sado e a cidade, em que a gastronomia assume particular destaque com a participação do movimento associativo, representado em dez tasquinhas onde é possível degustar vários petiscos, entre as habituais carnes grelhadas no carvão e servidas no pão e um leque variado de sabores do mar.

Clube de Futebol “Os Sadinos”, Grupo Desportivo Setubalense “Os 13”, Grupo Recreativo Escola de Samba Rio Azul, Centro de Cultura e Recreio Francisco Rodrigues Lobo, Núcleo Bicross de Setúbal, São Domingos Futebol Clube, Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau, Núcleo Recreativo e Desportivo “Ídolos da Praça”, Grupo Desportivo Sport Clube do Sado e Associação Núcleo Sporting Clube Portugal Setúbal dinamizam a Festanima 2022.

A edição deste ano apresenta como novidade dois palcos de espetáculos, o principal, com concertos e bailes a partir das 22h00, e o arraial, com espetáculos diários sempre às 20h00.

A abertura, no dia 15, está marcada para as 19h00 com a receção aos convidados com Moscatel de Honra na sede do Núcleo Os Amigos do Bairro Santos Nicolau, seguida de cortejo com a Banda da Sociedade Musical Capricho Setubalense pelas ruas do Bairro Santos Nicolau até ao recinto da Festanima.

Às 20h00, é inaugurado o palco Arraial com a atuação da Banda Filarmónica da S.M. Capricho Setubalense e, às 21h45, há um momento de intervenções pelas entidades organizadoras e parceiros.

Às 22h00, no palco Principal, a banda “àVariações” presta tributo ao cantor português António Variações. A primeira noite do certame termina com baile animado por Fátima Dias, a partir das 23h15.

No dia seguinte, 16, é a vez do Grupo Coral Alentejano “Os Amigos dos Sadinos” subir ao palco Arraial, numa noite em que o palco Principal acolhe a atuação de Susana e André, seguida de baile animado pelos Irmãos Cabanas.

No dia 17, o certame apresenta GRES Rio Azul, no palco Arraial, e Os Massacotes no principal.

A 18, a marcha do Núcleo do Bairro Santos Nicolau desfila no palco Arraial e o grupo Cantares do Sado anima o recinto no palco Principal.

No dia seguinte, 19, é a vez da apresentação da marcha do Grupo Desportivo Independente. No palco Principal, a animação musical está a cargo de Rosinha, numa noite que termina com baile com Hélder Cardoso e Reinaldo.

A 20, o palco Arraial acolhe uma atuação de dança pelo Noisy Crew e uma demonstração de artes marciais pelo Clube Taekwondo Du Bocage. Já no palco Principal há atuações de Íris Cruz, às 22h00, e de Lara de Assys e Pedro Ferro, a partir das 23h15.

No dia 21, a Batucando Orquestra de Percussão anima o palco Arraial e Jorge Nice proporciona momentos de boa disposição no palco Principal.

A 22, o cabeça de cartaz é Toy, numa noite que termina com baile animado por João Carlos. Antes, às 20h00, a marcha do Grupo Desportivo Setubalense “Os 13” desfila no palco Arraial.

A noite de sábado, 23, é dedicada à juventude com atuações de Tiny Glant, Klave, Kontraditório, Diário Pi e Bleu, no palco Principal. Antes, há espetáculo com os Sempert’unos no palco Arraial.

O encerramento da Festanima começa com a atuação do Grupo de Danças e Cantares Regionais do Faralhão, no palco Arraial, e termina com o espetáculo “Um Zeca Diferente”, que presta homenagem a Zeca Afonso.

À meia noite há um espetáculo de fogo de artifício.