12° Parcialmente nublado
17.ª Festanima - abertura

Espetáculos musicais e gastronomia são os principais atrativos da 17.ª edição da Festanima, certame que mostra a força do movimento associativo da freguesia de São Sebastião entre os dias 5 e 14 de julho, nas Escarpas de Santos Nicolau.


Na sessão de inauguração do evento, que decorreu na sede do Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau, no dia 5 de julho, o vereador Ricardo Oliveira destacou o trabalho conjunto que torna possível a realização da Festanima.

“Esta festa é um exemplo do que pretendemos para a cidade, pois resulta da união entre o movimento associativo, a população e os órgãos das autarquias locais.”

A Festanima é organizada pela Associação de Festas Populares de São Sebastião, que traduz a organização das coletividades da freguesia, e conta com as parcerias da Junta de Freguesia e da Câmara Municipal.

“É uma festa do movimento associativo para o movimento associativo, que, além de proporcionar dez dias de animação, aproveita para se reforçar financeiramente”, sublinhou o presidente da Junta de S. Sebastião, Nuno Costa, em alusão às tasquinhas gastronómicas exploradas pelas coletividades, onde é possível degustar petiscos como carnes grelhadas, choco frito e mariscos.

Após a sessão solene de abertura da 17.ª edição da Festanima, seguiu-se o tradicional desfile até ao recinto da festa, animado pela música da banda da Sociedade Musical Capricho Setubalense e pela marcha popular do Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau.

Música, bailes e um espetáculo de fogo de artifício animam também o certame, a funcionar às sextas e sábados, das 17h00 à 01h00, e de domingo a quinta-feira, das 17h00 às 24h00, num local com vista privilegiada para observação do Sado e da cidade.

O programa iniciou a 5 de julho com a atuação da cantora setubalense Bruna Guerreiro, seguida de baile animado pelos Irmãos Cabanas. No dia seguinte, foi a vez de Luís Portela subir ao palco, numa noite que, mais uma vez, terminou com baile, animado por Luís Rosa.

No dia 7, o certame apresentou danças de salão pela União Setubalense, seguidas de música com Rikardu e Backing Vocals.

No dia 8, João Tendeiro anima o baile, a partir das 21h30, e a 9, à mesma hora, o cantor Alex sobe ao palco, numa noite que termina novamente com baile dinamizado por Alfa Trio.

A música de João Carlos anima o baile na quarta-feira, 10, às 21h30, e no dia 11 há uma aula de zumba, a partir das 20h30. Segue-se novamente baile com Opção 4.

A 12, a animação musical está a cargo de Nuno Miguel e Henrique, às 21h30, e a 13, a partir das 21h00, o certame recebe “A Revista vem ao Bairro Santos Nicolau”, do Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau, e música com o conjunto típico Os Massacotes.

O encerramento da 17.ª Festanima, no dia 14, cabe ao grupo de dança Beatcrew, num espetáculo em que atuam ainda Susana & André e a banda X-Acto. À meia-noite, há um espetáculo de fogo de artifício.