Setúbal Bay 2019

Mais de uma centena de nadadores da elite mundial das águas abertas, incluindo alguns dos melhores atletas da atualidade, já confirmaram presença na única prova de apuramento olímpico em Portugal, a realizar a 19 e 20 de junho.


Na FINA Marathon Swimming Olympic Games Qualification Tournament 2021 marcam presença atletas de perto de quatro dezenas de países, que, depois de terem falhado o apuramento direto nos mundiais, procuram carimbar o passaporte olímpico para a maratona aquática na distância de dez quilómetros.

Na rota das grandes decisões, as águas do Sado voltam a ser decisivas para o apuramento dos últimos trinta nadadores – 15 homens e 15 mulheres – a participar nos Jogos Olímpicos de Tóquio, que se vão juntar aos dez já apurados no Campeonato do Mundo, realizado em julho de 2019, em Gwangju, na Coreia do Sul.

Na prova feminina, a realizar no dia 19 de junho, sábado, a partir das 16h00, é esperado um total de 46 atletas, de três dezenas de países, entre as quais a nadadora Cecilia Biagioli, representante argentina nos olímpicos de 2000, 2004, 2008 e 2012.

Destaque, igualmente, para as participações da canadiana Stephanie Horner, da equatoriana Samantha Arévalo e da israelita Eva Fabian, nadadora das águas abertas que já subiu ao pódio por duas vezes no Campeonato do Mundo quando representava a seleção norte-americana.

Em Setúbal, entre a elite mundial feminina desta disciplina aquática estão também presentes duas nadadoras que conhecem bem este circuito e que procuram repetir presenças em Jogos Olímpicos, concretamente a húngara Anna Olasz e a japonesa Yumi Kida.

Já apuradas para a final olímpica de Tóquio estão Xin Xin, da China, Haley Anderson, dos Estados Unidos da América, Rachele Bruni, de Itália, que conquistou a medalha de prata nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro de 2016, Lara Grangeon de Villele, de França, e Ana Marcela Cunha, do Brasil.

Kareena Lee, da Austrália, Finnia Wunram e Leonie Beck, ambas em representação da Alemanha, e Sharon Van Rouwendaal, dos Países Baixos, atual campeã olímpica da natação em águas abertas, completam o lote de nadadoras já apuradas para os Jogos de Tóquio a realizar entre julho e agosto.

No setor masculino, cuja prova está agendada para o dia 20, domingo, igualmente a partir das 16h00, está inscrito um total de 61 nadadores, de 37 países, com destaque para o tunisino Oussama Mellouli, campeão olímpico em Londres 2016, cujo apuramento olímpico para esses Jogos foi conquistado em Setúbal.

O brasileiro Allan do Carmo, com várias participações na competição sadina, canadiano Eric Hedlin, com títulos em campeonatos do mundo, o cazaque Vitaliy Khudyakov, o russo Evegnii Drattcev e o ucraniano Igor Chervynskiy são também nomes de relevo na luta pelo apuramento para Tóquio.

Com lugar garantido nos Jogos estão os alemães Florian Wellbrock e Rob Muffels, os franceses Marc-Antoine Olivier e David Aubry, o húngaro Kristof Razovszky, o norte-americano Jordan Wilimovsky, os italianos Gregorio Paltrinieri e Mario Sanzullo, o holandês Ferry Weertman e o espanhol Alberto Martinez.

A luta pelo apuramento olímpico nas águas do rio Sado também conta com braçadas lusas, armada portuguesa a qual é formada, no setor feminino, por Angélica André, que já foi finalista nos últimos olímpicos, e Mafalda Rosa, a par Tiago Campos e o Diogo Cardoso, na competição masculina.

A prova, uma organização da Federação Internacional de Natação, Federação Portuguesa de Natação e Câmara Municipal de Setúbal, decorre a partir do Parque Urbano de Albarquel e, este ano, em virtude do atual quadro de crise sanitária provocado pela pandemia de covid-19, não terá público.

As entidades organizadores, com vista à salvaguarda da segurança de atletas, equipas de apoio e dirigentes, decidiram que a competição não vai contar com público no Parque Urbano de Albarquel, espaço interdito à circulação pedonal e rodoviária durante os dias 19 e 20 de junho.

Esta é a terceira vez, depois de 2012 e 2016, que Setúbal, um dos locais de eleição para a realização anual de uma das etapas do circuito mundial da modalidade, acolhe a prova de dez quilómetros em águas abertas que garante o apuramento aos Jogos Olímpicos.

A decisão de que a cidade seria anfitriã desta prova foi anunciada a 7 de abril, pela Federação Internacional de Natação, depois de a competição, originalmente agendada para os dias 29 e 30 de maio, para Fukuoka, Japão, ter sido cancelada devido à evolução pandémica neste país asiático.